Você está Aqui: Início

Granja Viana - De “meia - boca” à boca inteira...

E-mail Imprimir PDF

Planet Kart
Planet Kart Imagens
Libelo de mais de 170 pilotos e equipes prejudicados

O Campeonato Paulista de Kart Granja Viana sempre foi, inegavelmente, o maior certame regional da modalidade no Brasil, chegando a reunir mais de 300 pilotos por rodada há pouquíssimos anos. O mundo girou, a Lusitana rodou e a economia tupiniquim alterou-se, “apertando” os bolsos dos nativos da Terra de Santa Cruz e, é claro, afetando diretamente a modalidade esportiva que viu seus grids minguarem.

 

Afinal kart é “luxo”. É, queiram, ou não, um “supérfluo” que muita gente pode viver sem e entre deixar de lado a mensalidade da escola, a prestação do carro, a inesgotável conta de cartão de crédito e a padaria da esquina, o “pai-trocinador” opta por “deletar” a inscrição de prova, o jogo de pneus e a mensalidade da equipe.

 

clique para ampliar
Planet Kart
Planet Kart Imagens
Apesar desse aperto de cintos, o Campeonato Paulista de Kart Granja Viana conseguiu manter-se com boa aceitação dos praticantes do esporte, fruto de inteligente visão empresarial de seus organizadores que, sempre, procuraram ouvir atentamente os anseios de pilotos e equipes. Assim é que a temporada 2007 do certame mostrou nas primeiras etapas novo alento, reunindo cerca de 170 “condutores” por etapa.

 

Glória do Clube Granja Viana e glória da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo que passou a denotar maior atenção ao campeonato granjeiro. Apesar do “sucesso de bilheteria”, línguas ferinas sempre buscaram detratar o real valor desse campeonato e, não raro, ouvia-se aqui e acolá alguém dizendo: “É, tem bastante piloto. Mas não é competição de alto nível, são categorias mais amadoras em um certame ‘meia-boca’...”

 

Well, caríssimos leitores. O tal “meia-boca” foi paradigma da CNK- Comissão Nacional de Kart da CBA- Confederação Brasileira de automobilismo para a adoção em seus certames das categorias Mirim e Cadete com motores quatro tempos (alguém lembra do problemático WTP de dois tempos?), da categoria Super Sênior, aos moldes da Sênior Executive – que vai bem, obrigado -, dos moedores-de-cana na Fórmula 4 e Endurance e, mais recentemente, da Shifter Kart, outra tradicional classe de micromonopostos que se descobriu a nova “coqueluxe” dos pilotos tupiniquins.

 

Como sabiamente apregoa a crença populesca, “Nada se cria. Tudo se copia”, os ditos certames de “alto nivel” finalmente entenderam que baixar custos é a palavra de ordem para uma sobrevivência salutar. Inscrições acessíveis, motores sorteados, motores refrigerados a água, possibilidade de divisão de despesas entre participantes e, é claro, os Shifter Kart, forma parar em suas grades de programação.

 

São todos, agora, “genéricos” do “meia-boca”, de norte a sul do país.

 

Certame oficial da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo, o Campeonato Paulista de Kart Granja Viana deu inicio à sua temporada de 2007 manutenindo o mesmo sucesso entre os apaixonados praticantes do esporte. Revisou seus regulamentos, ajustou suas categorias – como o faz todos os anos – e divulgou seu calendário de provas. Tudo isso devidamente alinhavado junto à FASP, supervisora do certame “homologado”.

 

clique para ampliar
Planet Kart
Planet Kart Imagens
De posse desses “dados básicos”, pilotos e equipes programaram seus orçamentos, fecharam contratos de apoio de patrocínio e ajustaram-se com equipes e preparadores, que a seu turno, adequaram a programação de seus trabalhos. Fotógrafos, cinegrafistas e profissionais de mídia também ajustaram suas agendas, programando seus compromissos financeiros em conformidade com a realização das etapas. Afinal certame “chapa-branca” é certame “chapa-branca”, é sério e segue seu “script” em cima da linha.

 

Bem... Era...

 

Com sua quarta rodada marcada e sacramentada para o dia 2/06, todos ansiosamente aguardavam a chegada do dia do evento, quer seja para praticarem o esporte que se apaixonaram, quer seja para realizarem seus afazeres profissionais e receberem o “vil metal” necessário à honra de compromissos assumidos e agendados ante a seriedade de um evento oficial. Mais de cento e setenta pilotos, mais de seiscentos profissionais comprometidos com a velocidade, a exatidão e a seriedade!

 

Todavia, a quarta etapa do certame regional paulista coincidiu em sua data programada com a segunda rodada de outro certame oficial. Certame em ano bisexto, de ajustes e novidades, no qual procura voltar ao píncaro do Olimpo “kartístico”.

 

Outrora essa coincidência de datas era vista a olhos rasos pela FASP, afinal recheado de categorias “meia-boca”, o certame veladamente entendido de segunda linha em nada afetaria o poderoso concorrente (é concorrente?). Mas com categorias idênticas e, portanto, “disputando” os mesmos praticantes, o “meia-boca” foi promovido. Agora é de boca inteira e não mais convém a coincidência de datas agendadas!

 

A justiça salomônica dos dirigentes paulistas entendeu ser “melhor” o Clube Granja Viana alterar a data de sua quarta etapa (a de 170 pilotos), mantendo a data em favor do certame que ainda não decolou...

 

Com pouquíssima disponibilidade de datas (não se pode, então, bater com outras provas), não restou alternativa para o Campeonato Paulista de Kart Granja Viana senão a de realizar sua quarta etapa em regime de rodada dupla com a quinta etapa...

 

Legal!!! Vamos ter corridas sábado e domingo... Para quem verdadeiramente ama o esporte não pode haver noticia melhor...

 

Claro, isso se embaçarmos a visão e “esquecermos” que enxutos orçamentos comprometidos (lembra da padaria da esquina), com duas inscrições, mais jogos de pneus, peças e mão-de-obra!

 

Isso se olvidarmos dos “pobres” profissionais “do ramo” que terão dilatado o período de “entrada de caixa” e suprimida uma oportunidade de auferir ganhos. Ou será que alguém imagina que não é factível receber-se “um pouquinho” em uma oportunidade, mais “um pouquinho” em oura vez? Agregando-se as etapas nesse “dois-em-um” ocorrerá apenas um “momento” de recebimentos e, claro, com valores relativos a apenas uma rodada.

 

Direta, ou indiretamente afetadas, quase um milhar de pessoas estão, no mínimo, “descontentes” com a unilateral “canetada” do órgão máximo do automobilismo paulista. Com determinação foi feita para ser cumprida e não contestada, aguardemos a rodada dupla do, agora, boca inteira.

 

Não será isso um tiro no próprio pé?

 

Confira o comunicado oficial do Clube Granja Viana:

 

 

“Atendendo ao pedido da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo, a 4ª etapa do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana que seria realizada no dia 02 de junho passará a ser realizada em rodada dupla, juntamente com a 5ª etapa nos dias 23 e 24 de junho”.

 

 

Organização

Clube Granja Viana

Última atualização ( Dom, 16 de Maio de 2010 18:17 )