Você está Aqui: Início

Amador - Só deu Caka no Kartódromo Premium-Interlagos

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Rodrigo Lara (Chassi Novo), Luiz Pandini (Placa Preta), Márcia Figueiral (Dilma) e Alexandre Akashi (Foca) foram os vencedores em cada categoria do Campeonato Automotivo de Kart.

Em uma grande demonstração de maturidade, o Campeonato Automotivo de Kart - Caka começou a sua primeira temporada antes da Fórmula 1, disputando o Grand Prix Inarco/Cachaça Vitoriosa/Alpie /Auto Jornal no Kartódromo Premium-Interlagos, na sexta-feira (04/2). Entraram para a história do automobilismo mundial os primeiros jornalistas vencedores: Rodrigo Lara (Site UOL Carros), na categoria Chassi Novo, Luiz Pandini (Revista Club News), na categoria Placa Preta, Márcia Figueiral (Jornal Auto Jornal - Curitiba), na categoria Dilma e Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), na categoria Foca, todos mostrando que além de bons profissionais do segmento automotivo, tem muita categoria em suas categorias, obviamente.

Batendo seu primeiro recorde na estréia do certame, dando a primeira prova que já é o mais importante certame mundial de kart indoor realizado outdoor, o histórico grid inicial do Caka contou com 24 intrépidos e incautos participantes, mas apesar do numeral, foram 17 homens e sete mulheres..

"A adesão inicial surpreendeu. O kartódromo disponibilizou 20 karts, mas quando viu a massa humana chegando, acabou resgatando mais quatro para que todos pudessem fazer Caka a vontade e participar do congraçamento inicial", comentou eufórico o organizador do Caka.

O importante é que o regulamento se mostrou perfeito, como tudo e todos, e nas primeiras 12 colocações, tanto no grid como no resultado final, havia representantes das quatro categorias: Dilma (Feminina), Placa Preta (acima de 40 anos), Foca (Estreantes e novatos), Chassi Novo (experientes com até 39 anos completos).
"Foi muito equilibrado. Afinal, o pessoal deixou pra beber só depois da peleja", lembrou o promotor, que distribuiu a cachaça Premium "Vitoriosa" para todos os participantes, fazendo jus ao lema "Se beber não faça Caka. Se fizer Caka, beba". "Eu fui mais pela cachaça", confessou José Leme (Revista Car Magazine). "A cachaça vai pro meu pai, que adora! Valeu muuuito a pena. Presença confirmadíssima para a próxima etapa", disfarçou Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), com um gingado revelador.

A primeira posição após o treino classificatório ficou com Rafael Freire (Revista MotorShow), da categoria Chassi Novo, com o tempo de 58s200, seguido de Luiz Pandini (Revista Club News), com 58s590, pole position entre os idosos do Placa Preta. A pole position entre as Mulheres (Dilma) ficou com Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), com a marca de 1min01s680, oitava na geral, deixando o pprimeira colocação entre os notívagos (Foca) para Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 12º no grid, com 1min02s700.

"Cara, mesmo perdendo, achei muito legal. A corrida foi super limpa sem ninguém batendo em ninguém e o clima fora da pista não poderia ter sido melhor. Acho que tem tudo para ser assim até o final do ano", declarou Rafael Freire, o primeiro perdedor do ano, que largou em primeiro e recebeu a bandeirada em segundo, depois de estabelecer a volta mais rápida em 56s700, na 14ª volta.

Outro perdedor, Carolina Vilanova não escondeu a sua dor de cotovelo com desculpas esfarrapadas: "Foi uma prova muito difícil, tive problemas com o kart na largada e o fiscal esqueceu-se de ligar o motor em tempo!!! Poderia ter terminado numa colocação melhor", disparou depois de chegar em segundo entre as mulheres. O consolo de Carol é que a vencedora Márcia Figueiral correu como convidada e não pontua, deixando a liderança do certame cair em seu colo.

"O campeonato está apenas começando, a equipe está trabalhando duro, o Alain Prost está chegando na semana que vem para fazer alguns ajustes e passar algumas informações. Vamos nos esforçar bastante, correr com muita garra para chegarmos vitoriosos no final", tricotou.

Com disputa acirrada e decidida apenas na última volta, com vantagem de apenas 1s201 de Rodrigo Lara sobre o velho Luiz Pandini, o jovem venceu e ficou todo faceiro. "Foi bom demais fazer caka, digo, história na primeira etapa da primeira edição do Caka. Além de ganhar a primeira, também fui o primeiro a rodar, na primeira (quanta primazia) volta do treino. Com esforço, deu pra passar o Pandini e o Rafael. Aliás, a briga com o Panda tava muito boa, apesar de não sermos da mesma categoria. Provavelmente ele sentiu alguma dor nas costas por conta da idade e diminuiu o ritmo. O campeonato começou apertado e isso prova que as afirmações de que eu já fui piloto profissional são infundadas", disparou sem convencer.

Vencedor entre os dinossauros da história do Caka, Luiz Pandini foi bem objetivo e conciso em suas curtas observações. "Foi uma das corridas mais legais da minha vida. Como não há pontuação geral, meu foco era terminar na frente do Hairton (Ponciano Voz), meu opositor na categoria Placa Preta. Fiquei agradavelmente surpreso com o segundo lugar no grid geral. Mantive a posição na primeira volta, mas o Rodrigo Lara me ultrapassou logo depois. Cheguei a ficar na frente dele de novo, mas ele recuperou a posição (Nota da Redação: Um tremendo troca-troca). Na única vez em que olhei o placar, vi que estava em segundo. O Rafael (Freire) havia ficado para trás e eu vi que o Lara não conseguia abrir muito de mim. Eu conseguia alguma aproximação nas freadas, mas nas retas ele abria um pouco. Tentei encher o saco (sic) dele, ficando o mais próximo possível para induzi-lo a um erro, mas ele não errou. Foi uma disputa muito equilibrada e muito limpa, muito bacana. Na última volta, o Rafael me ultrapassou e me deixou em terceiro. Mas eu sabia que continuaria em primeiro lugar entre os "Placa Preta" e nem forcei para recuperar a posição. Fiquei contente porque os dois "Placas Pretas" tiveram um bom desempenho: o Hairton ficou em quinto na geral, apenas duas posições atrás de mim. Carros esporte clássicos são assim: mesmo "velhinhos", continuam velozes! Foi muito bacana subir ao pódio junto com o Gabriel, meu filho de dez anos e que é também meu (Nota da Redação: Único) maior incentivador. Ele ficou tão contente quanto eu pelo troféu de vencedor", encerrou com ponto final após duas laudas de declarações.

Seu opositor Hairton Voz (Revista Auto Esporte) foi mais direto. "Vamos para a próxima". Com o fôlego recuperado, gemeu: "Achei muito boa a corrida e a iniciativa. Gostei mesmo. Larguei lá atrás, e perdi muito tempo para conseguir sair do bolo. Para mim, a corrida começou depois da 5ª, 6ª volta, mas aí já era tarde. No fim, o quinto lugar no geral até que acabou sendo bom, para quem saiu em décimo", estimulou-se (Nota da Redação: no bom sentido) o segundo e último colocado entre os anciões com mais de quatro décadas de idade.

Muito sorridente, Alexandre Akashi estava entusiasmado com a sua vitória de ponta a ponta entre todos os dois novatos. "Foi uma vitória inesperada, pois a corrida na minha categoria estava muito competitiva, os pilotos bastante entusiasmados e todos com muita sede de velocidade. Apesar da pouca experiência ao volante de um kart, esta vitória trouxe mais confiança e vontade de continuar praticando este esporte. Parabéns pela iniciativa e que venha a próxima corrida!".

No pódio de cada uma das quatro categorias houve muita festa, com os vencedores recebendo os troféus das mãos de Leonardo Ugolini, presidente, primeiro-ministro e ‘il capo di tutti capi’ da Inarco International Art (www.inarco.com.br), que estava acompanhado da primeira-dama Roseli, que duvidava da seriedade do certame em que seu marido estava se metendo. Depois de ver tanta caka, ela saiu com um enigmático sorriso de Monalisa, sem prestar qualquer declaração publicável.

Para receber isoladamente o troféu especial Mão de Pau, foi chamada aos berros e sob coação a jornalista Júlia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), que conseguiu atingir a meta de largar e terminar fechando o pelotão da velocidade. "Não tem kart para quem tem um metro e meio? Eu tive que desistir, não alcançava os pedais. Mas vou guardar esta menção honrosa em um lugar especial na estante", suspirou visivelmente emocionada, não deixando claro em qual estante vai deixar o seu troféu feito em fundo de quintal com sobra da mais pura madeira bruta e crua.

Apesar de ter se esforçado, Larissa Florencio (Site Carsale) terminou na honrosa penúltima posição, e não conseguiu tirar o troféu Mão de Pau da competente Júlia, desistindo na terceira volta com problemas freáticos (Nota da Redação: Não tinha freio de mão). Esnobando a derrota, declarou: "É sobre a corridinha? Quanto à primeira etapa, eu adorei. Também achei bem organizado. Acredito que todo mundo curtiu bastante, pois é uma excelente oportunidade para reunir o pessoal do setor e fazer uma bagunça legal! Já estou ansiosa para a segunda!", desdenhou.

Finalizando as premiações, dentro das ações de Responsabilidade Cultural do Caka, por ter sido o primeiro competidor a não subir no pódio ao terminar na quarta colocação (sétimo na geral) na categoria Chassi Novo, o escriba Rodrigo Mora (Site IG Carros) foi agraciado com um Test Drive no autódromo de Interlagos com a Alpie Escola de Pilotagem by Chevrolet.

"Só ganhei dois sorteios na vida: um CD do Deep Purple (Nota da Redação: Púrpura intensa!) e o teste drive da Alpie. Sem dúvida o teste será bem mais útil", mentiu. "Lara, me aguarde", lançou um olhar provocante para o alto do pódio!

Após todas as solenidades no pódio, o pequeno (1m90) fotógrafo Bruno Guerreiro (Revista Road & Custom) foi surpreendido por toda a legião do Caka, que resolveu homenageá-lo pela elegante 18ª colocação e pelo seu 26º verão, com direito a um bolo de chocolate com recheio de morangos silvestres/e ou campestres (Nota da Redação: Receita do bolo disponível em breve em nosso site), com velinha em formato de carrinho de corrida.

Muito emocionado, com líquidos escorrendo entre seus olhos e pernas, o lambe-lambe agradeceu. "Tenho um único motivo para agradecer a todos, a surpresa realizada, um belo (e bom) bolo com direito a vela de fórmula (Nota da Redação: a fórmula tem assinatura do veterinário-psiquiatra responsável) e parabéns após a prova. Fiquei muito contente com a surpresa. Muito obrigado. Gostaria de parabenizar o Caka pela iniciativa, que logo em sua primeira etapa já mostrou o seu potencial. O ambiente estava muito agradável e a corrida foi ótima", continuou mostrando agora o lado perverso de seu caráter. "Apesar do meu fraco desempenho, já comecei uma dieta e estou separando os frascos de aditivo do combustível para o meu kart na próxima etapa. Já estou contando os dias".

Como toda boa competição, as polêmicas e desafios fazem parte dos eventos. E no Caka não foi diferente. Indignado por ter recebido a bandeirada apenas na sexta posição na Chassi Novo (11º na geral), Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors) alfinetou o seu xará vencedor. "Na próxima o Lara precisa levar o (Eduardo) Hiroshi de lastro, para os outros terem chance...". "Desafio aceito. Bora aí, Yro!", bradou Rodrigo Lara.

Alheio às intrigas e super satisfeito com a sua antepenúltima (22º no geral) posição, o nipônico Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), do alto de seus 1m63 e 70 quilos bem distribuídos, procurava os seus óculos balbuciando: "Gostei tanto que vou comprar capacete e macacão!".

Diferenças e desavenças a parte, a torcida vibrou muito com os seus ídolos. Ainda desfilando com o seu pompom de cheerleader oficial, Robson Rodrigo gritava com euforia desmedida. "Foi bacana a primeira etapa do Caka. Mas quero aqui dar os parabéns em especial às mulheres que participaram desta corrida. Deram um show. A Milene (Rios), inclusive, estava muito bem vestida, até parecia um piloto nato". Reconhecendo seus fãs, Milene Rios (Site G1) distribuía sorrisos e olhares a la Hebe Camargo. "Eu amei e já falei para todo mundo da experiência! Bom demais!".

Nota da Redação: Ufa, todo mundo quer sair na foto e no texto! Ponto final.

Agradecimento: Para a fotógrafa Josi Santos, que foi na missa e acabou caindo sem querer no Kartódromo, brindando-nos com algumas fotos.

Apoios: Kart Premium-Interlagos - www.premiuminterlagos.com.br, Inarco International Art - www.inarco.com.br, Cachaça Vitoriosa, Auto Jornal - O Dia a Dia motorizado, Alpie Escola de Pilotagem by Chevrolet, Revista Racing, Revista Speedway.

RESULTADO - Grand Prix Inarco/Cachaça Vitoriosa/Alpie /Auto Jornal

1. Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 16min56s380; Vencedor Chassi Novo
2. Rafael Freire (Revista MotorShow), a 1s210;
3. Luiz Pandini (Revista Club News), 1s410; Vencedor Placa Preta
4. Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 8s260;
5. Hayrton Voz (Revista Auto Esporte), 25s070;
6. Márcia Figueiral (Jornal Auto Jornal - Curitiba - Convidada), a 27s170; Vencedor Dilma
7. Rodrigo Mora (Site IG Carros), 28s470;
8. Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 48s840;
9. José Leme (Revista Car Magazine), 53s040;
10. André Larangeira(Site Auto Estrada), 1min01s260;
11. Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), a uma volta;
12. Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 16s310; Vencedor Foca
13. Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 18s750;
14. Priscila Oliveira (Jornal Auto Jornal - Convidada), 36s610;
15. Cláudio de Souza (Site UOL Carros), 40s490;
16. Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 57s420;
17. Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), a duas voltas;
18. Bruno Guerreiro (Revista Road & Custom), 1s630;
19. Diogo de Oliveira (Site Carsale), 3s750;
20. Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 10s600;
21. Milene Rios (Site G1), 11s450;
22. Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), a quatro voltas;
23. Larissa Florencio (Site Carsale), trêsvoltas;
24. Julia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), duas voltas.
Volta mais rápida - Rafael Freire - 56s700na 14ª volta.

GRID DE LARGADA - Grand Prix Inarco/Cachaça Vitoriosa/Alpie /Auto Jornal

1) Rafael Freire (Revista MotorShow), 58s200; Pole Position Chassi Novo
2) Luiz Pandini (Revista Club News), 58s590; Pole Position Placa Preta
3) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 58s620;
4) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 58s620;
5) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 01min00s480;
6) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 01min01s060;
7) Cláudio de Souza (Site UOL carros), 01min01s310;
8) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 01min01s680; Pole Position Dilma
9) José Leme (Revista Car Magazine), 01min01s810;
10) Hayrton Ponciano Voz (Revista Auto Esporte), 01mino1s830;
11) Diogo de Oliveira (Site Carsale), 01min02s510;
12) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 01min02s700; Pole Position Foca
13) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 01min03s660;
14) Márcia Figueiral (Jornal Auto Jornal - Curitiba - Convidada), 01min03s750;
15) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 01min04s390;
16) Bruno Guerreiro (Revista Road & Custom), 01min04s890;
17) André Laranjeira (Site Auto Estrada), 01min05s560;
18) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 01min06s290;
19) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 01min07s090;
20) Priscila Oliveira (Jornal Auto Jornal - Convidada), 01min07s220;
21) Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), 01min09s200;
22) Milene Rios (Site G1), 01min16s420;
23) Larissa Florêncio (Site Carsale), 01min16s890;
24) Julia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), 01min41s380.


João Alberto Otazú

 

Última atualização ( Sex, 25 de Fevereiro de 2011 22:00 )