Você está Aqui: Início

Amador – Seletiva KWC: Um final perfeito para um dia perfeito

E-mail Imprimir PDF

( 9 Votos )

O paulista Mauricio Pereira e o carioca Fabio Konrad carimbam com a chancela da Agraupe o passaporte para o Campeonato Mundial de Kart Indoor WKC na Alemanha

Na Roma antiga a praxe era de que os imperadores acrescentassem ao nome de família títulos adquiridos por conquistas (ou assumidos por ele). O Imperador Claudius, que governou Roma entre 41 e 54 D.C., nasceu Claudius Tiberius Drusus e por ser descendente em linha paterna de Julio César, bem como por sua avó ser casada com o Imperador Augustus, aditou ao nome os patronímicos que entendeu serem de família. Em homenagem a seu falecido irmão Nero Claudius Drusus, general romano que conquistou a Alemanha, aditou também como nome de família o titulo da conquista. Já como imperador de Roma conquistou a Trácia, Noricum, Panfília, Lícia, Judéia e a Grã-Bretanha. Esta ultima foi sua conquista mais importante, pois o Império Romano já havia feito varias incursões expansionistas na Grã-Bretanha, porém todas haviam restado infrutíferas. Com isso, Claudius Tiberius Drusus entrou para a história como Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus Britanicus Pontifex Maximus.

Neste ponto alguém deve estar perguntando que raios tem a ver Roma e os nomes de seus imperadores com o kart e com a Seletiva São Paulo para o Campeonato Mundial de Kart Indoor – KWC, que terá vez entre os dias 23 e 28 de julho na Alemanha. Por óbvio há um paralelo, que o sempre atento leitor somente desvendará no final desta matéria.

O KWC terá 180 pilotos inscritos, representando sete paises, seis deles defendendo as cores da bandeira brasileira com a vaga garantida através das três seletivas, muito embora não seja obrigatório, posto que é possível participar do Mundial fazendo a inscrição de forma direta, mas sem o apoio da mídia e a importantíssima “ajudinha” da inscrição gratuita e dos prêmios de participação, oferecidos pela Agraupe. As duas primeiras vagas já foram definidas na Seletiva Rio de Janeiro, disputada no Kartódromo de Guapimirim e ficaram com Humberto Rubin e Fabio Konrad. No ultimo sábado (2/06), tendo como palco o belíssimo Kartódromo San Marino, situado em Paulínia – município da região de Campinas/SP -, foram definidos dois representantes do Brasil, na Seletiva São Paulo do Campeonato Mundial de Kart Indoor – KWC

Quarenta e oito pilotos de primeiríssima linha disputaram nas doze provas qualificatórias a classificação para a bateria final, que definiu os dois vencedores da Seletiva São Paulo. Na pratica, os inscritos foram divididos em três grupos com dezesseis competidores em cada um, que travaram batalhas entre si em quatro provas distintas para cada um dos três grupos. O grid para a primeira bateria de cada grupo foi definido por sorteio e os demais pela inversão da ordem de chegada, ou seja, o vencedor largava na ultima posição da bateria seguinte e o ultimo colocado, na pole position.

Cumpre, neste ponto, ressaltar que a organização da Seletiva São Paulo foi primorosa. Desde o cuidado com a seleção do circuito e qualidade dos bólidos utilizados nas provas – no dia anterior os organizadores testaram um por um os karts de locação do circuito e selecionaram apenas aqueles com desempenho isonômico -, até detalhes diferenciados, como a largada lançada feita pelo Pace Kart, que liderava em todas as baterias o pelotão nas voltas de aquecimento e alinhamento.

O kartódromo escolhido foi o novíssimo San Marino, uma verdadeira jóia encravada em uma região bucólica e muito bem estruturado. O circuito de cerca de 1.100 metros de extensão e oito de largura, foi muito bem desenhado, otimizando bem a situação orográfica do terreno e resultado em um complexo com mais de vinte e cinco possibilidades distintas de traçado e perfeita visibilidade para o publico, que acompanha as corridas de um amplo deck coberto e bom serviço de alimentação disponível.

O circuito dispõe de iluminação artificial, o que permite a realização de provas noturnas, trinta boxes fechados e a mesma quantidade de boxes cobertos fronteiriços, além de dispor de uma boa loja de peças, componentes e raceweare. Os toaletes também merecem destaque, perfeitamente higienizados e com bons chuveiros disponíveis, armários para guarda de roupas e objetos pessoais dos pilotos e confortáveis bancos para facilitar a troca de roupas. Os karts de locação são Moro, equipados com motor Honda GX390 (13 hp) e com manutenção diária de uma equipe competente e muito experiente “no ramo”, comandada pelo empresário Nizomar Andrade. Enfim, uma ótima praça desportiva, que merece emoldurar provas dos grandes certames estaduais e, certamente, de um bom regional.

As qualificatórias foram acontecendo e os pilotos amealhando importantes pontos para garantir uma das quinze vagas na Grande Final. A meta de cada competidor era completar as qualificatórias entre os cinco primeiros de seu grupo, para na Final lutar pela vaga e um dos cheques da premiação oferecida pela Agraupe.

Definidos os quinze finalistas a bateria final teve inicio já sob os raios de luar e a iluminação artificial do Kartódromo San Marino. Autorizada a largada, Fabio Konrad disparou na liderança, seguido de perto por Haron Passarelli e Mauricio Pereira. Carlos Eduardo de Carvalho vinha ou pouco mais atrás com Rafael Henning na cola e após um pequeno espaço a grande luta pela sexta posição, que tinha em seqüência Thiago Lopez Diaz, Renan Mazucante – “só” campeão brasileiro de kart a categorias Novatos (CBA) de 2003 -, Diogo Moreno e Ricardo Trinci. A décima colocação também era objeto de boa disputa, envolvendo Juan Diego Melcon Gagliardi e Eduardo Favilla.

Na terceira volta Mazucante perdeu o ponto da freada na parte alta do circuito e acabou dando um passeio pela grama. Depois de sete anos afastado das pistas o pequeno erro tirou suas chances de aproximação aos lideres e lutar por uma das vagas, mas seu desempenho ao longo do dia merece grande destaque, porque restou claro que o longo pit stop não diminuiu em nada a qualidade de pilotagem que sempre esbanjou pelas pistas nacionais (está aí uma boa dica para empresas patrocinadoras que buscam um piloto talentoso para aliar à suas marcas).

Mais algumas voltas e Passarelli assumiu a ponta da corrida, deixando Konrad em segundo e Pereira com um olho no peixe, outro no gato. Mas na passagem seguinte Konrad já reassumira a dianteira, trazendo consigo o Tri-campeão Brasileiro de Kart Indoor, Mauricio Pereira, em segundo e Passarelli na terceira colocação.

A partir deste momento a bateria final tornou-se uma verdadeira poesia sobre rodas. Mauricio Pereira e Fabio Konrad iniciaram um forte e incrível duelo pela vitória, repleto de manobras que beiravam o impossível, mas gravando uma disputa que, embora duríssima, era impressa na mais pura lealdade e respeito entre os dois competidores.

Passarelli perdeu rendimento e acabou superado por Ricardo Trinci, embora tenha permanecido em sua bota até a linha final. Mas as atenções da totalidade do publico presente no Kartódromo San Marino estava “grudada” na fantástica disputa dos dois ponteiros, que permaneciam trocando de posição a cada volta em um ritmo alucinante. Dois grandes campeões, sem sobra de duvidas, mas vitória é como a história do “Highlander”: No final só pode haver um...

Apenas os ínfimos detalhes e a maior experiência de grandes combates é que pendeu o file da balança para o paulista Mauricio Pereira, no momento da checkered flag. Uma vitória que não significou o menor demérito para o segundo colocado, posto que se levaram na bagagem as duas vagas para o Mundial de Kart Indoor e os cheques da Agraupe (3 mil reais para o campeão e 2 mil reais para o vice), presentearam o publico presente com uma apresentação que ficará como uma das mais belas paginas da historia do kartismo amador do Brasil.

Mauricio Pereira foi o grande campeão e bem ao estilo dos imperadores romanos bem poderá ostentar em seu nome a conquista em Paulínia da vaga/passaporte para a Alemanha. Longo reinado para Mauricius Tribrasileirus Paulinius Germanicus Pereira, Maximum Imperator Rotarum!

Como no reinado de Claudius, conseguiu sobrepujar o germânico Konrad, que de “bárbaro” tem somente o estilo de pilotar. Fabio Konrad, realmente pilota uma “barbaridade”!

“A final foi muito emocionante. Para mim foi a corrida mais dura que já fiz e disputando com um piloto brilhante como é Fábio Konrad. Só percebi que tinha ganhado quando me deram a bandeirada, pois durante a corrida inteira não dava para ter certeza do que iria acontecer. Muito obrigado a todos que torceram por mim”, disse o vencedor Mauricio Pereira, através da rede social Facebook.

“Foi muito bom rever alguns amigos e foi um grande prazer ter disputado essa final com o Mauricio Pereira. Acho que foi a corrida mais emocionante que já fiz. Parabéns ao campeão, que agiu de forma super limpa, e boa sorte pra ele no mundial”, disse, por sua vez, o segundo colocado Fabio Konrad, também através da rede social Facebook.

Praticamente embaixador do Kartódromo San Marino, Carlão Gorski, experiente Diretor de Provas e Comissário Desportivo, acompanhou da grade do deck todas as provas e suas palavras refletiam, em uníssono, as de todos os presentes: “Fiquei o dia inteiro em pé atrás da grade assistindo atentamente todas as corridas. Vi pilotos muito competentes em grandes apresentações, mas há muito tempo que não via um show como esse que Mauricio Pereira e Fabio Konrad proporcionaram. Foi a disputa mais bonita e leal de kart amador que já vi na minha vida e valorizou ainda mais a ótima impressão que tive desta Seletiva. Estão todos de parabéns”.

Ave Caesar Mauricius admiratoris te salutant! Foi realmente um final perfeito, para um dia perfeito!

Como ficaram as vagas:

Humberto Rubin e Fabio Konrad já tinham garantidas suas vagas e a inscrição sem qualquer ônus para o Mundial de Kart Indoor KWC na Seletiva RJ, porem, como o regulamento permite, optaram por também disputarem as vagas na Seletiva São Paulo, que tinha como plus a premiação da Agraupe, que cobre boa parte dos custos de participação.

Rubin não deu sorte e não conseguiu chegar à Grande Final da Seletiva São Paulo, mas Konrad bisou a classificação e terá de optar, formalmente, por uma das duas vagas. Por óbvio será a classificação paulista, o que abre espaço para o terceiro colocado da Seletiva RJ, Guiga Rocha, assumir a vaga carioca.

Mesmo sem chegar à final, alguns pilotos merecem destaque pelo bom desempenho que apresentaram nas baterias qualificatórias. É o caso do trio Alexandre Doretto, Miguel Castro e Wagner Rouver, que rasparam na trave e ficaram com a sexta posição em cada um dos três grupos de qualificação. Mas esbanjaram qualidade durante as provas que participaram, chamaram a atenção do publico (e dos concorrentes preocupados) e não qualquer seria surpresa se estivessem no grid da Grande Final. Todavia, como sabiamente salientava Juan Manuel Fangio, “carreras son carreras” e tudo nelas é absolutamente imprevisível.

Mais do que um efêmero troféu que há de acabar empoeirado tomando espaço e esquecido em alguma estante, o grande premio de cada competidor é a certeza de que buscou superar seus próprios limites, as deficiências do equipamento disponível, ou as eventuais desvantagens físicas.

As duas vagas restantes para o Campeonato Mundial de Kart Indoor KWC serão definidas no dia 09/06 na Seletiva RS que será disputada no Velopark.

Momento Maguila

O ex-pugilista Adilson “Rodrigues” Maguila tinha por habito encerrar as entrevistas televisivas logo após suas vitórias com longas listas de inusitados agradecimentos. Era abraço para o Joãozinho da padaria, para o “Seu” Manoel da sapataria, para o Eufrásio da ambulância e por aí afora.

Parafraseando Maguila, não podemos deixar de agradecer a calorosa acolhida no Kartódromo San Marino (www.sanmarinokart.com.br) pelo empresário Nizomar Andrade e por seu “embaixador” Carlão Gorski. Também aos organizadores do evento, Nuno Alves e Bruno Braz (kartmasters.com.br) e ao piloto/DJ Robson Nogueira Garcia, pelos doze minutos de Free Bird.

As mais de 4.500 fotos produzidas pela PlanetKart Images para a Seletiva São Paulo do Campeonato Mundial de Kart Indoor – KWC já estão disponíveis para serem adquiridas pelos participantes. O DVD das imagens que eternizam momentos inesquecíveis pode ser pedido pelo e-mail crisreis@planetkart.com.br, pelo fone (11) 8622-4665, pelo radio Nextel *122*571, ou pelo perfil no Facebook da PlanetKart Images.

O trabalho do Fotografo Luis França pode ser conhecido no website www.luisfranca.net e o fone de contato é (11) 64976975,

Confira a classificação da Seletiva São Paulo do Campeonato Mundial de Kart Indoor KWC (bateria final):

1.- Maurício Pereira (São Paulo/SP)
2.- Fabio Konrad (Rio de Janeiro/RJ)
3.- Haron Passarelli (Vinhedo/SP)
4.- Rafael Henning (Rio de Janeiro/RJ)
5.- Diogo Moreno (Campinas/SP)
6.- Juan Melcon Gagliardi (Campinas/SP)
7.- Renan Mazucante (Piracicaba/SP)
8.- Eduardo Favilla (São Paulo/SP)
9.- Thiago Lopes Dias (Campinas/SP)
10.- Ricardo Trinci (São Paulo/SP)
11.- Marcelo Ramasco (Holambra/SP)
12.- Kiko Castro (Campinas/SP)
13.- Jens Holderer (São Paulo/SP)
14.- Carlos Eduardo de Carvalho (São Paulo/SP)
15.- Selmo Alves Benelli (São Paulo/SP)

Classificação dos Grupos 1, 2 e 3:


Grupo 1

1.- Thiago Lopes Diaz, com 118 pontos
2.- Carlos Eduardo de Carvalho, 114
3.- Marcelo Ramasco, 113
4.- Jens Holderer, 112
5.- Juan Diego Melcon Gagliardi, 111
6.- Wagner Eduardo Rouver, 107
7.- Marcelo Tutiya, 107
8.- Sergio Rolnik, 104
9.- Humberto Rubin, 100
10.- Matheus Rouver, 96
11.- Raphael Filizola, 96
12.- Fernando Luis Soncin Cunha, 93
13.- Heder Torres Garcia, 88
14.- Bruno Dinamarco Lima Dias, 81
15.- Telmo Toscano, 60
16.- Marco Antonio Reina, 59

Grupo 2
1.- Ricardo Trinci, com 129 pontos
2.- Diogo Moreno, 122
3.- Aluizio Oliveira de Castro Filho (Kiko Castro), 118
4.- Selmo Alves Benelli, 115
5.- Eduardo Prado Favilla, 107
6.- Miguel Angelo Castro, 106
7.- Tatiane Regina Bonfim, 105
8.- Dario Nogueira Lintz, 104
9.- Francisco Felipe Lopes Gomes, 99
10.- Nilton Albino Filho, 96
11.- Mauricio Farias, 94
12.- Vanderlei Vasques Alves, 92
13.- Joaquim de Castro Tibiriçá, 87
14.- Leonardo Ferreira do Amaral, 85
15.- Felipe Augusto Pedrozo Bonilha, 73

Grupo 3
1.- Fábio Corrêa Konrad, com 137 pontos
2.- Maurício Pereira, 131
3.- Haron Passarelli, 125
4.- Renan Mazucante, 118
5.- Rafael Henning, 118
6.- Alexandre Doreto, 110
7.- Gustavo Zimmermann, 104
8.- Mathias Jose Melcon Gagliardi, 97
9.- Gustavo Mattedi, 96
10.- Marcos Aparecido Ferreira, 93
11.- Guilherme Argenta, 82
12.- Viviane França Gola, 78
13.- Silvio Cesar dos Santos, 75
14.- Luiz Fernando Bonalume, 61
15.- Octavio Moruzzi, 60
16.- Fabiano Correa, 46

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Qua, 17 de Abril de 2013 13:08 )  

Comentários 

 
#7 08/06/2012 09:05
Foi um prazer participar da Seletiva de SP. Foi muito bem organizada e mesmo diante de algumas dificuldades (normal nestes eventos) a organização se saiu muito bem. Esta matéria realmente é a melhor cobertura do evento e resume bem o que aconteceu no dia 02/06/2012 no Kartodromo San Marino em Paulinia/SP. Com certeza estarei em 2013 para brigar por uma vaga com esses grandes pilotos brasileiro de indoor, mas no próximo ano 10kg mais magro....!!!
Citação
 
 
#6 07/06/2012 21:49
As dis[* censurado]s foram ótimas e o nível de dificuldade alto, pena que meu kart quebrou nas ultimas 4 voltas quando estava na 4ª colocação da final.
Infelizmente, isso faz parte do automobilismo.

Agradeco a todos os amigos e toda a organização do evento.
Citação
 
 
#5 07/06/2012 09:13
Quero aqui agradecer em nome da organização ( Bruno Enxaqueca Braz, Robson Nogueira Garcia, Rafael Mantovani, Horacio Bota) a todos os pilotos que participaram, kartodromo San Marino, patrocinadores, clubes envolvidos que ajudaram na divulgação, parceiros de comunicação e todos os restantes que de alguma forma estiveram direta ou indiretamente envolvidos na Seletiva.

Foi desgastante, espero que tenham gostado mas sem duvida foi um bom aprendizado e estou confiante vamos fazer um bom trabalho em 2013.

Grande abraço a todos e boa sorte agora aos pilotos da Seletiva do Velopark dia 09 de Junho.

Dia 17 de Julho conto estar no kartodromo de Daytona para treinos e finais ajustes do Campeonato Mundial
Citação
 
 
#4 06/06/2012 22:09
Fantástica cobertura do Planetkart com Claudio Reis. Passamos um dia muito agradável juntos e pudemos assistir ao espetáculo proporcionado pelos pilotos. Agradecimentos especiais ao Nuno Queiroz e Bruno Braz que fizeram da seletiva o sucesso que foi. Incansáveis guerreiros em busca da perfeição!!!
E não podemos esquecer do amigo Nizomar. Gente boa demais!! Parabéns Claudio Reis. Abraços Carlão Gorski
Citação
 
 
#3 06/06/2012 21:59
Muito legal a matéria ! Obrigado por esse trabalho de alta qualidade, seja no texto ou nas fotos! Muito bom ver um site deste nível apoiando o kartismo amador brasileiro!
E sou grato especialmente pelas palavras a meu respeito! Obrigado pela força!
Citação
 
 
#2 06/06/2012 18:40
Bravo! Bravo!

Em nome de todos os envolvidos com a organização, agradeço muito a cobertura inloco realizada pelo Planet Kart, agregando VALOR ao evento, que foi duro de realizar, mas que com certeza, esterei à disposição para encarar tudo novamente no ano que vem.

Abraços.
Citação
 
 
#1 06/06/2012 18:01
Seletiva foi sensacional mesmo!! o 3.lugar teve sabor de vitória, o nivel era muito alto e fui o primeiro dos terraqueos na final já que os 2 finalistas são de outro mundo, pilotam uma barbaridade!!! aprendi mto com eles, guiando as 4 classificatoria s (no mesmo grupo) e a final com ambos.
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar