Amador – Como Foi o VIII Enkasp, o mais importante desafio interclubes de kart amador do Brasil

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Uma prova emocionante e equilibradíssima, que teve a vitória definida a apenas duas voltas de seu final. Após cinco horas de corrida, em uma arrancada impressionante o kart #35 da equipe Kipa 1 dos pilotos Rafael Varca, Aloísio Moura, Bruno Moura, Deyvid Rodrigues, Fabio Bocconi, Fabio di Francesco, Gustavo Zimmermann, Rodrigo Dantas e Sérgio Rodrigues foi o primeiro a ver balançar a checkered flag!

O Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu no ensolaradíssimo domingo (5/02) a oitava edição do Enkasp- Encontro de Kart Amador de São Paulo, prova anual com cinco horas de duração que reúne os principais pilotos do Brasil de kart de locação (Rental Kart, Indoor, Moedor-de-Cana, Maçarico, ou seja lá o nome que preferir).

OK. Tem muita gente que torce o nariz ao simples entrar pelos ouvidos no nome “kart indoor” e pensa, imediatamente, que se trata de uma prova com gente sem qualquer técnica de pilotagem, vestidos com macacões de “Teletubies”, capacetes que nem moto-boy usa (folgadões na cabeça e girando quase em formato “random”) e andando pela pista com se fosse carrinho de bate-bate de parquinho de diversões.

Ledo engano. Ledíssimo engano...

Kart Amador é uma modalidade de kart como outra qualquer. Pilotos com fardamento caprichado, capacetes esmeradamente pintados e pilotagem de primeiríssima linha. O único diferencial está exatamente no kart utilizado, que é um carro alugado, sorteado, que não se pode fazer qualquer ajuste, a não ser na distancia do banco e lastreamento do piloto.

Ah... É um kart de locação e isso é que não serve...

OK. Então que se diga o mesmo da Copa São Paulo Light de Kart, em qual os motores são também alugados e sorteados entre os participantes. E o mesmo em relação à fantástica Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que tem muitas categorias com propulsores alugados e restrição de ajustes...

Para quem é inteligente o suficiente para deixar prontamente de lado os preconceitos, corrida com kart de locação é uma forma de se mostrar o diferencial do “braço” do condutor, ante a teórica igualdade dos equipamentos e, nas provas de endurance, a qualidade da estratégia das melhores equipes.

Posto isto, as provas de “maçaricomovel” são tão quanto, ou até mais, emocionantes e disputadas que as de kart próprio e para quem acompanha atentamente, o kart é apenas um “detalhe”, que em instantes se deixa de ser observado, em favor do espetáculo de pilotagens que deixam os pelinhos do braço em pé!

Entenda o que é Enkasp:

Organizado pelo clube amador GP Kart (que faz belíssimos e disputados campeonatos. Veja mais em gpkart.com.br, o Enkasp- Encontro de Kart Amador de São Paulo é um evento único anual, abrindo a temporada de campeonatos amadores e reunindo equipes representando os principais clubes organizadores de campeonatos de kart indoor do estado de São Paulo.

É um verdadeiro tira-teima, que mais que o troféu de vencedor, rende o prazer de poder fazer gozação com os perdedores durante o restante do ano, já que são comprovadamente (e na pista) os melhores daquele ano.

É o piloto lusitano Nuno Queiros Alves, um dos grandes “feras” da modalidade e com participação no Campeonato Mundial da modalidade quem explica a mecânica da prova: “O Enkasp é o maior evento interclubes do Brasil, abre a temporada de kart de locação e contou mais uma vez com a participação dos principais clubes de São Paulo. O endurance tem a duração de cinco horas, oito paradas obrigatórias para todas as equipes, tempo máximo de pilotagem de 40 minutos e oito voltas não inferiores a três minutos”.

Como se vê, é uma prova com kart amador. Mas longe de parecer com uma bateria amadora para simples diversão, é uma longa prova para "especialistas", em que cada detalhe pode significar a vitória, ou estar no final do pelotão.

A oitava edição

Com esse formato, a adição de alguns “ingredientes” especiais e uma esmerada organização, o VIII Enkasp foi emocionante do começo ao fim.

Mas nem tudo foi “florido”, já que todos acabaram sofrendo por uma pequena e involuntária falha técnica do kartódromo: O sinal de internet!

Sem sinal, o monitoramento das voltas pelas tvs instaladas nos boxes foi inviabilizada, o que não permitia o correto entendimento pelas equipes do posicionamento de seus karts nos variados momentos de uma corrida de longa duração e, assim, traçar as estratégias que definiriam o resultado final da corrida.

Sem sinal de internet nem mesmo o site do kartódromo também não pode fornecer dados da corrida e a equipe do Planet Kart, pronta para transmitir as informações e fotos da corrida em tempo real, também não pode fazer seu trabalho!

Para piorar esse quadro, mesmo com muita insistência, as parciais de voltas passaram a ser disponibilizadas somente com mais de duas voltas de corrida, com intervalos de mais de uma hora e com um longo “delay” para o que realmente acontecia na pista.

Uma falha imperdoável, que curiosamente não costuma acontecer no organizadíssimo Kartódromo Granja Viana. Mormente quando é dia de eventos de uma agremiação “concorrente”, que provavelmente por medo de tomar outro pau na pista, deixou de inscrever carros de seu “poderoso” certame...

Esse fato, aparentemente pequeno, interferiu (e muito) no que aconteceu na corrida e acabou sendo o alicerce para discussões e reclamações ao final do dia. Uma delas, ao menos, com muita fundamentação, posto que um dos karts que brigavam diretamente pela vitória, simplesmente “desapareceu” do placar quando ocupava a quarta posição e “oficialmente” finalizou em sétimo, com duas voltas de desvantagem.

Talvez após uma acurada analise do volta-a-volta da corrida se possa ntender o que aconteceu com o velocíssimo kart #16 APKA 3 (Agnaldo Pombo/ Alexandre Silva/ José Antonio “Peru” Urbano/ Claudio Souza/ Sebá Malucelli/ Marcelo Bullara).

Mas há também outra “pequena duvida” de lisura no que toca o site oficial do Kartódromo Granja Viana: Todos os resultados de provas divulgados informam o certame à que se refere. Se é uma prova do certame NV Racing o nome está lá anotado. Se é do campeonato Asseka, idem, como também se verifica do campeonato “super-hiper-mega-blaster-plus-eu-me-amo” organizado justamente por quem é o responsável pelo web-site do kartódromo a correta identificação de cada bateria. Todavia, a corrida do Enkasp – que sintomaticamente foi a que teve problemas com o sinal de internet -, está lá anotada, simplesmente, como “Indoor-Endurance”.

Pode haver algo de podre nesse Reino da Dinamarca, sem que a administração da Granja Viana venha saber...

A programação iniciou com uma apresentação de motovelocidade. Mas não uma apresentação qualquer de motovelocidade e sim das flying girls do Street Fighters Racing Team. As belas maquinas deram algumas voltas pelo traçado inverso do circuito. Mas para quem também adora ver belas maquinas de duas rodas, faltou um pouquinho de emoção e velocidade, já que tratou-se de um simples desfile, sem qualquer peguinha, alguma acelerada mais forte (ao menos nas retas), ou ao menos uma empinadinha na entrada da reta principal, que comprovasse a potencia das motos.

Na seqüência, a tomada de tempos classificatórios (de apenas dez minutos) para definir o posicionamento dos bólidos no grid. Na pista trinta e sete carros, com mais de 140 pilotos acelerando forte no Kartodromo Granja Viana e, com a marca de 1m02s394, o kart #30 Kart São Paulo, dos pilotos Beto Caccuri e Otto Resende, conquistaram o direito de largar na posição de honra do Enkasp 2012.

 

A corrida de final emocionante:

“Para quem acha que uma prova de cinco horas de duração não tem emoção: A diferença do primeiro para o terceiro colocado na bandeirada, depois de 271 voltas, foi de apenas 2s095!” – Silvio Santos, organizador do Enkasp

O #23 Kart Masters 1 (Rafael Mantovani/ Edson Correa/ Bruno Braz/ Mathias Melcom/ Rodrigo Chaffick/ Witold Phellip/ Vitor Lombardi/ Viviane Gola/ Paulo Martinelli/ Caroline Persona) garantiu a segunda posição, com a segunda fila sendo formada pelos #26 Pangaré 1 (Eduard Shardijn/ Marcelo Yassuo/ Ricardo Torres/ Walter Torres) e #31 Stock Kart 1 (Tiago Bandeira/ Alex Ponciano/ Fabiano Correa/ Salvador Riveller/ Fabio Assenco).

Com a pole position assegurada na curta tomada de tempos classificatórios, o kart #30 Kart São Paulo, da dupla Beto Caccuri e Otto Resende manteve a dianteira assim que autorizada a partida, seguido de perto pelo #23 Kart Masters 1, o #24 Kart Masters 2, com a mesma formação de pilotos, o kart #26 Pangaré 1, o #31 Stock Kart 1 e o #2 Nazkar 2 (Anderson Nazario/ Allyson Nazario/ Eder Santos/ Edson Glasser/ Ivair Simões), formando o compacto sexteto de liderança.

Na sétima posição estava o #20 Kartingas 1 (Alexandre Nishida/ Eduardo Oliveira/ Luiz Gritchers/ Augusto Lopes/ Fabio Nascimento/ José Fernandes/ Vanderlei Vasques/ Rogério Lorente/ Erick Yudi/ Marcio Julião/ Fabio Nakini), pouco adiante do #16 APKA 3 (Agnaldo Pombo/ Alexandre Silva/ José Antonio “Peru” Urbano/ Claudio Souza/ Sebá Malucelli/ Marcelo Bullara), que tinha na bota o #25 Kart Masters 3 (Rafael Mantovani/ Edson Correa/ Bruno Braz/ Mathias Melcom/ Rodrigo Chaffick/ Witold Phellip/ Vitor Lombardi/ Viviane Gola/ Paulo Martinelli/ Caroline Persona) e o kart #6 CPKA 1 (Wendell Capraro/ Peterson Nakamura/ Miguel Castro/ Mauricio Pereira/ José de Souza/ Alex Voltoni/ Alberto Costoya/ Rafael Filizola/ Luis Zaga) fechando os dez primeiros da prova.

Sob comando do experientíssimo piloto Beto Caccuri, o #30 Kart São Paulo logo abriu vantagem, mas sempre seguido de perto pelos karts #23 Kart Masters 1 e o Kart Masters 2 (este com tocada de Witold Phellip). O segundo pelotão também era compacto e formado pelos karts #2 Nazkar 1, #31 Stock Kart 1, #20 Kartingas 1, #26 Pangaré 1 e #6 CPKA 1.

Com trinta voltas percorridas o panorama já havia mudado muito na tela da classificação. O #23 Kart Masters 1 era o novo líder, fazendo jogo de equipe com o Kart Masters 2, que assumira a segunda posição. O #30 Kart São Paulo era o terceiro, mas já perdendo contato com a dupla da liderança.

O kart #2 Nazkar 2 era o quarto, com o #28 Pangaré 3 (Bruno Luchetti/ Alexandre Lacava/ Roberto Citrini/ Renato Citrini/ Danilo C.) andando em ritmo muito forte e já ocupando o quinto posto e o #6 CPKA 1 ocupando já a sexta colocação e o #31 Stock Kart 1 na bota de ambos, com a sétima posição daquele momento.

O #20 Kartingas 1 vinha mais atrás em oitavo, pouco adiante do #35 KIPA 1 (Rafael Varca/ Aloisio Gouvea/ Gustavo Zimermann/ Rodrigo Dantas/ Fabio Monteiro/ Fabio Di Francesco/ Deyvid Rodrigues/ Bruno Moura/ Sergio Rodrigues), que também vinha em forte ritmo e do #13 KTN (Ricardo Stelling/ Vitor Nini/ Francisco Ylaison), que fechava o grupo dos dez primeiros naquele momento da corrida.

Com as paradas de box, aplicação de diferentes estratégias pelas equipes e alguns problemas enfrentados por alguns competidores, o panorama da corrida ia sendo alterado a todo momento. A falta de live timing dos tempos de volta era preponderante para o real entendimento dos estrategistas, que (provavelmente) passaram a fazer uso de bolas de cristal para executarem seus planos de corrida.

A primeira visão do todo que tiveram (e nós também) foi somente com 119 percorridas e duas horas e dez minutos de prova, quando – finalmente – foi distribuída a primeira parcial de classificação da corrida.

Aleluia!!!

No alto do placar estava o #35 KIPA 1, seguido de perto pelo #6 CPKA 1, mas já mais de sete segundos adiante do terceiro colocado, o kart #23 Kart Masters 1.

Já com uma volta de desvantagem, o #16 APKA 3 (sob comando de Agnaldo Pombo) era o quarto, mas com apenas pouco mais de um segundo de vantagem para o #20 Kartingas 1, que fechava o top five. Sebá Malucelli levava o #14 APKA logo atrás, ocupando a sexta posição, que levava quinze segundos de dianteira para o #11 CPKA 6, tocado por Peterson Nakamura.

O #13 KTN de Ricardo Stelling ocupava a oitava posição, já com mais de 17 segundos de dianteira para o #18 Speed Racer 1 do quarteto Ângelo Chiarella/ Luiz Saraiva/ Rafael Preto e Pablo Bagnati, que por sua vez enfiava quase sete segundos no pole position #30 Kart São Paulo, que completava os dez primeiros.

Até então poucos acidentes dignos de nota. O mais “grave” acontecera na Curva 1 do circuito granjeiro e envolveu dois karts da equipe GP Kart. Após receber um forte toque na traseira do #4 GP Kart 1, Silvio Santos acertou em cheio o kart #3 GP Kart de Kattlyn Magno, que no “fogo amigo” foi lançada direto para as defensas de pneus. Embora com forte luxação no pulso e cinco voltas perdidas, Kattlyn permaneceu na pista até completar seu stint. A maior parte dos marmanjos já teria chamado o “Capitão Nascimento” e pedido para sair...

Quinze minutos depois, na volta 133, O #35 KIPA mantinha a ponta da corrida, mas agora o vice-líder era o #14 APKA 1 de Sebá Malucelli, 35s105 atrasado, mas o único que estava na mesma volta do kart cimeiro. Na terceira posição estava o #20 Kartingas 1, já com uma volta de desvantagem para o líder, mas com um segundo e meio de vantagem para o #11 CPKA 6, que era quarto na corrida.

O #2 Nazkar 1, ocupava o quinto posto 43 segundos atrás, mas também com uma volta de vantagem para outro kart da equipe APKA, o #16, já com duas voltas atrás do líder. O sétimo lugar era do #23 Kart Masters 1 e o oitavo posto era então ocupado pelo #7 CPKA 2 de Wendell Capraro/ Peterson Nakamura/ Miguel Castro/ Mauricio Pereira/ José de Souza/ Alex Voltoni/ Alberto Costoya/ Rafael Filizola e Luis Zaga.

Voltando da parada de box para troca de pilotos, o #6 CPKA 1 deixara a vice-liderança para figurar na nona posição, com o #30 Kart São Paulo conseguindo ainda permanecer entre os dez primeiros.

Toques são uma constante em provas de kart de locação, grande parte deles “normais de corrida”, até ante a maior proteção do “borrachão” que envolve o chassis e encarcera as rodas, evitando as “decolagens” comuns no meio do kartismo. Apenas as manobras mais acintosas, que deixam claras as (más) intenções do piloto, são coibidas. Todavia, o fato de em duas horas e 25 minutos de prova terem sido apresentadas apenas três bandeiras de advertência é prova inequívoca de que o nível de pilotagem na prova do Enkasp era altíssimo.

Na volta 140 a ordem dos três primeiros mostrava a grande variação de posições. O #20 Kartingas 1 era o líder, seguido pelo #2 Nazkar 1 e o #35 KIPA. O kart # CPKA 2 ocupava o quarto posto, com o #23 Kart Masters 1 na quinta colocação.

Mais de metade da prova já havia sido disputada. Com 3h00m44s382 de corrida e 165 voltas completadas, o #35 KIPA permanecia soberano no topo da tabela de tempos estampando no placar o belíssimo posicionamento dos representantes da agremiação que completa nesta semana um ano de existência. Eram os rookies – embora com pilotos experientíssimos – “dando nabo” em campeões consagrados e um respeitoso “vareio” em todos os franco favoritos.

O #6 CPKA 1, em grande escalada de posições voltara ao segundo posto, embora com uma volta de atraso para o ponteiro. O #14 APKA 1 ocupava a terceira colocação, também com uma volta de desvantagem para o kart precedente e com mais de dezoito segundos à frente do #11 CPKA 6, que seguia na quarta colocação. Dois karts do clube CPKA entre os cinco primeiros eram prova inequívoca do alto nível dos drivers que trouxe para o Enkasp.

Completando o grupo dos cinco dianteiros estava o #20 Kartingas 1, cinco segundos atrás do quarto colocado.

Se Kartingas, CPKA, Pangaré e KIPA lutavam pela ponta, no outro extremo a luta para deixar a “lanterninha” no rabo do Saci era idêntica. O #37 KIPA 3 ocupava a ultima colocação, com 15 voltas de desvantagem para seus companheiros de equipe no extremo oposto. O #29 Pangaré 4 era penúltimo, 9s497 segundos à frente, mas com uma volta de desvantagem para o #9 CPKA 4 e o #21 Kartingas, que imediatamente o precediam. Era o reverso da moeda!

Três horas e quarenta e quatro minutos de pé embaixo, com 204 voltas completadas e a liderança estava nas mãos do #6 CPKA 1, magistralmente tocado por Miguel Castro. Na segunda posição, com uma volta de desvantagem, estava o #2 Nazkar 1, que queria repetir a vitória da edição passada e garantir o titulo de tricampeã interclubes. Não é feito para qualquer um... Pé embaixo, dentes cerrados e ritmo de classificação nas ultimas duas “pernas” de cada equipe.

O kart #20 Kartingas 1 também estava bem na “parada de sucessos”. Terceiro com o pé pesado de Eduardo Oliveira apertando até o fim, buscando descontar os 19s232 que o separavam da segunda posição. Nove segundos atrás, muito pouco para 204 voltas, o #35 KIPA 1 também andava em forte train de corrida. Eram os rookies tentando repetir o feito da equipe Wolff na F1 e estrear com vitória em cima dos franco favoritos. Bonito de ver. Muito bonito!

Quietinho, o #14 APKA 1, ocupava o quinto posto. Sebá Malucelli, piloto que já competiu na Pick-Up Racing (atual Copa Montana) e é reconhecidamente um arrebatador voraz de títulos no kartismo, voava pela pista, mas ainda com as duas voltas de desvantagem. Difícil, mas não impossível.

Os karts #23 Kart Masters 1, #16 APKA 3, #13 KTN e #11 CPKA 6 vinham respectivamente nas sexta, sétima, oitava e nona posições, mas todos com três voltas atrás do líder da competição e teriam de contar com a sorte para poderem manter acesa a chama do sonho de vitória.

Aparentemente tudo ia bem para o #2 Nazkar 1, que recuperou a dianteira na ultima hora de corrida e caminhava para bisar o alto do pódio. Por volta da passagem 240 Rodrigo Dantas assumiu o volante do #35 KIPA 1, agora na segunda colocação, mas com cerca de 20 segundos de desvantagem para o ponteiro.

Hora de começar o show!

Andando cerca de dois segundos mais rápido que os lideres por volta, Dantas “encurtava” a distancia e deixava todos os componentes da KIPA Racing eletrizados e grudados na grade do box.

Com Anderson Nazario no comando, o #2 Nazkar 1 parecia tentar “administrar” a vantagem, mas o kart que receberam para o ultimo stint era nitidamente mais difícil de se conduzir que o “torpedo” que coube aos “guys” da KIPA.

Três voltas para o final. Centenas de pessoas presentes na Granja Viana estão em uníssono seguindo cada movimento dos dois ponteiros, que estão praticamente colados. Duas voltas para o final e o #35 KIPA 1 entrou na reta principal do Kartódromo Internacional Granja Viana ladeando o líder #2 Nazkar 1. Nazario tentou se defender, mas Dantas era um predador voraz e na parte baixa do circuito, completou a ultrapassagem.

A bandeira a quadros levantou ao final da volta 271 e com volteios galantes baixou respeitosamente a fronte para Rodrigo Dantas e o campeão #35 KIPA 1, que passavam pela ultima vez na reta dos boxes. Vitória consagradora de Rafael Varca; Aloisio Gouvêa; Gustavo Zimermann; Rodrigo Dantas; Fabio Monteiro; Fabio Di Francesco; Deyvid Rodrigues; Bruno Moura e Sergio Rodrigues, que recebiam antecipadamente o presente de primeiro aniversário da KIPA Racing.

Vitória merecida e valorizada pelo desempenho e fair-play dos campeões de 2011, que passaram com sorrisos o cetro do reinado que se iniciou. Isso é o kart amador. Isso é a desportividade pura em sua essência. Isso é o Enkasp!!!

“No dia de seu primeiro aniversário, a novata Kipa Racing mostrou que aprendeu bem as lições da sua equipe irmã mais velha APKA. Com uma estratégia impecável de Bruno Moura, que soube organizar perfeitamente os três karts da equipe. O kart ponteiro conseguiu manter-se entre os quatro primeiros durante toda a corrida, mesmo com os grandes problemas da largada, que nos colocaram nas ultimas posições do grid”, esclareceu o piloto Rafael Varca, que prosseguiu: “Volta a volta, com tranqüilidade, humildade e uma pitada de sorte - que é fator essencial no Rental Kart - os pilotos Aloísio Moura, Bruno Moura, Deyvid Rodrigues, Fabio Bocconi, Fabio di Francesco, Gustavo Zimmermann, Rafael Varca, Rodrigo Dantas e Sérgio Rodrigues, mostraram o real significado de união”.

Mesmo ante a forte emoção e alegria incontida, Varca soube lembrar e destacar o valor de cada componente do time: “Com poucas variações de posições, Rodrigo e Rafael foram literalmente empurrados por Gustavo e Fábio Di Francesco, enquanto Bruno e Aloísio cuidavam dos tempos e das estratégias da equipe. Essa irmandade, com total ausência de ego, não podia ter outro resultado. Faltando trinta voltas, Dantas assumiu o kart 35, com Bruno e Deyvid na retaguarda e com quase 20 segundos de desvantagem para a equipe líder Nazkar, mas com uma incontrolável vontade de vitória, a Kipa Racing veio tirando em média 2 segundos por volta. E faltando apenas duas voltas, não foi possível evitar a ultrapassagem. KIPA Racing campeã do Enkasp 2012!”

Mas ainda lamentou um dos efeitos negativos da inexplicável falta de live timing durante a prova: “O resultado final só não foi perfeito, pois houve o inexplicável e lamentável sumiço do kart 16, da APKA, que vinha acompanhando a KIPA durante toda a corrida, e com certeza ia tornar a festa muito mais especial!”

Não foi apenas Rafael Varca quem lembrou os problemas que ofuscaram um pouco a grande festa interclubes. O piloto lusitano Nuno Queiroz Alves, um dos integrantes da APKA, também fez sua analise da corrida: “Com 37 karts na pista, a APKA competiu com quatro karts (números 14, 15, 16 e 17 respectivamente). Na tomada de tempo o Kart 16 (Sebá Malucelli) obteve a melhor classificação largando em 9º lugar, seguido pelo #14 em 23º, # 15 em 24º e #17 em 30º lugar”. Na prova tivemos muitos problemas devido a desigualdade de karts e a falta de Live Timming durante a corrida inteira (seja pelo sinal de TV seja pelo site do KGV ), pelo que terminamos com o kart #14 em 7º lugar, Kart #16 em 11º e kart #17 em 24º”.

“Faço votos que a edição do ano que vem supere todas as dificuldades encontradas nesta oitava edição e que consiga repetir o sucesso das edições anteriores”, completou Nuno.

Silvio Santos - que não canta “lá-lá-la” e não chama o Lombardi - fez sua já tradicional jornada dupla no Enkasp, trabalhando como organizador do evento e como piloto da equipe GP Kart. O 17º posto final do #4 GP Kart 2 não era o resultado dos sonhos e o dia foi completamente estafante, já que organizador de evento presente é o mesmo que poder se tocar no “Muro das Lamentações” e poder assistir ao bombeiro apagando o fogo resultante das palavras “calientes”.

Após uma noite de descanso, Silvio fez o balanço final da oitava edição do Enkasp:

“Nada melhor do que acordar na segunda-feira e ver sua caixa de e-mail cheia, com mensagens de agradecimentos e muitos parabéns. Logicamente isso faz um bem danado para nosso ego afinal de contas quem não gosta de elogios, não é mesmo?”

“O resultado do Enkasp não é somente aquele que é impresso com as posições e colocações finais, é muito mais do que isso. É ver a alegria e a empolgação dos pilotos assim que a prova termina. Isso não tem preço!”

“Trinta e sete equipes estiveram presentes na oitava edição do Enkasp, isso por si só já seria motivo de comemoração, mas não, este evento vai bem mais além disso. É uma grande festa que reúne os principais clubes numa prova de cinco horas de duração que exige não só velocidade como também estratégia”.


“E para se ter uma idéia de como foi disputada, após 271 voltas a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de 2.095 segundos. Isso mesmo depois de cinco horas de duração três karts na última volta tinham chances reais de vencer a prova. Como organizador me sinto feliz pelo sucesso do evento e como piloto, mais feliz ainda em disputar uma prova com os melhores pilotos de kart amador do Brasil”.

“Enkasp é isso tudo e muito mais. Para conhecer só participando dessa festa”.

O VIII Enkasp deixou aquele gostinho legal de “Quero Mais!”. Já estamos na contagem regressiva para o IX Enkasp...

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Confira a lista completa de inscritos no VIII Enkasp e (mais abaixo) o resultado final oficial da prova de Endurance:

#1 Nazkar 1 (Anderson Nazario/ Allyson Nazario/ Eder Santos/ Edson Glasser/ Ivair Simões)
#2 Nazkar 1 (Anderson Nazario/ Allyson Nazario/ Eder Santos/ Edson Glasser/ Ivair Simões)
#3 GP Kart 1 (Silvio Santos/ Guido Zanella/ Juan Mantecon/ Eduardo Batista/ Kattlyn Magno/ Rafael Cejulio)
#4 GP Kart 2 (Silvio Santos/ Guido Zanella/ Juan Mantecon/ Eduardo Batista/ Kattlyn Magno/ Rafael Cejulio)
#5 GP Kart 3 (Selmo Benelli/ Alexis Gallardo/ Luiz Antonio/ Eric Ulbrich)
#6 CPKA 1 (Wendell Capraro/ Peterson Nakamura/ Miguel Castro/ Mauricio Pereira/ José de Souza/ Alex Voltoni/ Alberto Costoya/ Rafael Filizola/ Luis Zaga)
#7 CPKA 2 (Wendell Capraro/ Peterson Nakamura/ Miguel Castro/ Mauricio Pereira/ José de Souza/ Alex Voltoni/ Alberto Costoya/ Rafael Filizola/ Luis Zaga)
#8 CPKA 3 (Francisco Rabello/ Jarbas Dal Lago/ Pedro Henrique/ Rogerio Gauze/ Rubens Motta)
#9 CPKA 4 (Alberto Costoya/ Rafael Filizola/ Luis Zaga/ Wendell Capraro/ Peterson Nakamura/ Miguel Castro)
#10 CPKA 5 (Thiago Cortizo/ Horacio Bota/ Felipe Masteguim)
#11 CPKA 6 (Rodrigo Sgarbi/ João Mauro/ Luis Eduardo)
#12 CPKA 7 (Ângelo Psanielllo/ Carlos Penna/ Paulo Salles)
#13 KTN (Ricardo Stelling/ Vitor Nini/ Francisco Ylaison)
#14 APKA 1 (Agnaldo Pombo/ Alexandre Silva/ José Antonio “Peru” Urbano/ Claudio Souza/ Sebá Malucelli/ Marcelo Bullara)
#15 APKA 2 (Agnaldo Pombo/ Alexandre Silva/ José Antonio “Peru” Urbano/ Claudio Souza/ Sebá Malucelli/ Marcelo Bullara)
#16 APKA 3 (Agnaldo Pombo/ Alexandre Silva/ José Antonio “Peru” Urbano/ Claudio Souza/ Sebá Malucelli/ Marcelo Bullara)
#17 APKA 4 (Nuno Queiroz/ Luis Fernando/ Ryoshi Sugaye)
#18 Speed Racer 1 (Ângelo Chiarella/ Luiz Saraiva/ Rafael Preto/ Pablo Bagnati)
#19 Speed Racer 2 (Pedro Persinoto/ Michael Kulpa/ José Favaro)
#20 Kartingas 1 (Alexandre Nishida/ Eduardo Oliveira/ Luiz Gritchers/ Augusto Lopes/ Fabio Nascimento/ José Fernandes/ Vanderlei Vasques/ Rogério Lorente/ Erick Yudi/ Marcio Julião/ Fabio Nakini)
#21 Kartingas 2 (Alexandre Nishida/ Eduardo Oliveira/ Luiz Gritchers/ Augusto Lopes/ Fabio Nascimento/ José Fernandes/ Vanderlei Vasques/ Rogério Lorente/ Erick Yudi/ Marcio Julião/ Fabio Nakini)
#22 Kartingas 3 (Alexandre Nishida/ Eduardo Oliveira/ Luiz Gritchers/ Augusto Lopes/ Fabio Nascimento/ José Fernandes/ Vanderlei Vasques/ Rogério Lorente/ Erick Yudi/ Marcio Julião/ Fabio Nakini)
#23 Kart Masters 1 (Rafael Mantovani/ Edson Correa/ Bruno Braz/ Mathias Melcom/ Rodrigo Chaffick/ Witold Phellip/ Vitor Lombardi/ Viviane Gola/ Paulo Martinelli/ Caroline Persona)
#24 Kart Masters 2 (Rafael Mantovani/ Edson Correa/ Bruno Braz/ Mathias Melcom/ Rodrigo Chaffick/ Witold Phellip/ Vitor Lombardi/ Viviane Gola/ Paulo Martinelli/ Caroline Persona)
#25 Kart Masters 3 (Rafael Mantovani/ Edson Correa/ Bruno Braz/ Mathias Melcom/ Rodrigo Chaffick/ Witold Phellip/ Vitor Lombardi/ Viviane Gola/ Paulo Martinelli/ Caroline Persona)
#26 Pangaré 1 (Eduard Shardijn/ Marcelo Yassuo/ Ricardo Torres/ Walter Torres)
#27 Pangaré 2 (Alisson Bahia/ Anderson Paes/ Luciano Carvalho/ Rafael Eid/ Vitor Petta)
#28 Pangaré 3 (Bruno Luchetti/ Alexandre Lacava/ Roberto Citrini/ Renato Citrini/ Danilo C.)
#29 Pangaré 4 (André Santos/ André Souza/ Augusto Racanelli/ Carlos Mori/ Diego Kops/ Eduardo Zorzeto/ Marcos Alexandre/ Eduardo Zorzeto Junior)
#30 Kart São Paulo (Beto Caccuri/ Otto Resende)
#31 Stock Kart 1 (Tiago Bandeira/ Alex Ponciano/ Fabiano Correa/ Salvador Riveller/ Fabio Assenco)
#32 Stock Kart 2 (Rossano Castro/ Christian Doin/ Diego Nieuwehoff/ Rafael Franco/ Cesar Augusto)
#33 Kart X (Unknown drivers)
#34 Fika (Francesco Chimento/ Alisson Cardoso/ Marcelo Biasioli)
#35 KIPA 1 (Rafael Varca/ Aloisio Gouvea/ Gustavo Zimermann/ Rodrigo Dantas/ Fabio Monteiro/ Fabio Di Francesco/ Deyvid Rodrigues/ Bruno Moura/ Sergio Rodrigues)
#36 KIPA 2 (Rafael Varca/ Aloisio Gouvea/ Gustavo Zimermann/ Rodrigo Dantas/ Fabio Monteiro/ Fabio Di Francesco/ Deyvid Rodrigues/ Bruno Moura/ Sergio Rodrigues)
#37 KIPA 3 (Rafael Varca/ Aloisio Gouvea/ Gustavo Zimermann/ Rodrigo Dantas/ Fabio Monteiro/ Fabio Di Francesco/ Deyvid Rodrigues/ Bruno Moura/ Sergio Rodrigues)

Confira o resultado final do VIII Enkasp:

1.- #35 KIPA 1, com 271 voltas em 5h00m05s488
2.- #2 Nazkar 1, a 1s719
3.- #6 CKPA 1, 2s095
4.- #20 Kartingas 1, a  1 Volta
5.- #7 CPKA 2, a 1 Volta +1s372
6.- #23 Kart Masters 1, a 2 Voltas
7.- #14 APKA 1, a 2 Voltas +0s994
8.- #11 CPKA 6, a 2 Voltas +38s389
9.- #18 Speed Racer 1, a 3 Voltas
10.- #13 KTN, a 3 Voltas (espaço para anterior de +11s244)
11.- #16 APKA 3, a 3 Voltas (espaço para anterior de +9s842)
12.- #8 CPKA 3, a 3 Voltas (espaço para anterior de+4s392)
13.- #19 Speed Racer 2, a 4 Voltas
14.- #26 Pangaré 1, a 5 Voltas
15.- #32 Stock Kart 2, a 5 Voltas (espaço para anterior de +19s574)
16.- #28 Pangare 3, a 5 Voltas (espaço para anterior de +4s280)
17.- #4 GP Kart 2, a 5 Voltas (espaço para anterior de +7s676)
18.- #34 FIKA, a 5 Voltas (espaço para anterior de +11s672)
19.- #10 CPKA 5, a 6 Voltas
20.- #33 Kart X, a 7 Voltas
21.- #31 Stock Kart 1, a 7 Voltas (espaço para anterior de +34s082)
22.- #30 Kart São Paulo (-5V), a 9 Voltas
23.- #27 Pangaré 2, a 10 Voltas
24.- #17 APKA 4 (-5V), a 10 Voltas (espaço para anterior de +5s867)
25.- #5 GP Kart 3 (-3V), a 11 Voltas
26.- #22 Kartingas 3 (-5V), a 13 Voltas
27.- #3 GP Kart 1, a 14 Voltas
28.- #24 Kart Masters 2 (-5V), a 16 Voltas
29.- #12 CPKA 7 (-10V), a 16 Voltas (espaço para anterior de +21s909)
30.- #36 KIPA 2 (-8V), a 17 Voltas
31.- #29 Pangaré 4 (-5V), a 22 Voltas
32.- #15 APKA 2 (ADV-16V), a 22 Voltas (espaço para anterior de +8s229)
33.- #21 Kartingas 2 (-5V), a 24 Voltas
34.- #37 KIPA 3 (-10V), a 29 Voltas
35.- #9 CPKA 4 (ADV-10V), a 30 Voltas
36.- #1 Nazkar 1 (-10V), a 33 Voltas
DQ.- #25 Kart Masters 3 (ADV+PRE), DQ
Melhor Volta: #2 Nazkar 1, com 1m01s545, na volta 88

*Entre parenteses as penalizações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Qui, 09 de Fevereiro de 2012 09:41 )