Em um “gostoso solzinho” atípico para a abertura do inverno, o Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu 130 bólidos e cerca de 190 pilotos para as disputas da quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, o maior certame regional de kart do Brasil.
Utilizando dois traçados distintos na rodada – circuito oval para a Pró 500 e misto para as demais categorias -, os pilotos das categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Sixpeed, Shifter Kart, Shifter Kart Senior, Executive, Stock 125, Sport 400, Sport 400 Senior, Pro 500 e (ufa!) Pro 500 Light eletrizaram o bom publico presente nas mais de 312 voltas percorridas no circuito de Cotia.
Mas o fato que, certamente, deixará gravada na memória essa etapa, foi o gravíssimo acidente ocorrido na segunda bateria da categoria Pró 500 e que feriu seriamente o piloto da equipe Enigma e campeão da temporada 2006, Paulo Elias, trazendo ainda ferimentos no piloto da Mingo Racing, Ricardo Levy e bólidos completamente destruídos.
A dinâmica do acidente já foi objeto de ampla cobertura do Planet Kart e não cabe aqui ser novamente discutida. Esse é um esporte de risco, todos sabemos, mas os resultados graves são raros, fruto de pistas adequadamente estruturadas, equipamentos de segurança cada vez mais eficientes e socorro medico rápido e eficiente.
O único senão nesse caso concreto era a “incomoda” presença de pilotos inexperientes (alguns até inconseqüentes) em meio a um grid grande e em um traçado “very fast”. Diferentemente do que podem pensar os menos avisados, a Pró 500 não é um mero “up-grade” de kart indoor, onde o bate-bate é uma constante. Embora carenados, os karts de competição não contam com o borrachão de tanque-de-guerra dos karts de aluguel, a velocidade é infinitamente maior e, de conseqüência, os riscos de danos de monta, físicos e materiais.
Talvez fosse o caso de em provas como essa da quarta etapa, em circuito oval, se adotasse o mesmo critério adotado para os rookies na 500 Milhas de Indianápolis, com um “teste” de suficiência para os novatos. De qualquer forma, estamos certos que a costumeira sensibilidade da organização do Clube Granja Viana vai buscar critérios que aumentem a segurança em provas com essa.
Dobradinha de irmãos, embrulhada para presente
Líder isolado do campeonato, o campeão da temporada 2006 da categoria (recém confirmado por decisão unânime do Tribunal de Justiça Desportiva da FASP), Giuliano Raucci chegou a esta rodada trazendo o “Troféu Bigorna” em seu kart, cristalizado por um lastro suplementar de três quilogramas que o vencedor da etapa anterior carrega como “brinde extra”. Seu principal antagonista na temporada está sendo o veloz e competentíssimo piloto da MV Racing, Rafael Martins, grata surpresa que vem apresentando ótima evolução na modalidade.
Assim, como em um scriptp pré-definido, não foi surpresa Martins estabelecer a pole position para a prova, com a marca de 54s750 e Raucci, apesar do lastro regulamentar, garantir a 2ª posição do partidor. A segunda fila foi formada por outra dupla “emergente”, Leonnardo Raucci – irmão caçula de Giuliano – em 3º e Luciano Franklin na 4ª colocação.
Autorizada a partida, Martins manteve a posição cimeira, com Giuliano acossando fortemente o pupilo de Marcello Valdannini, mas com motores fornecidos pe organização equilibradíssimos, a tarefa do defensor do titulo não estava fácil. O 3º posto também não tinha qualquer definição, já que Leonnardo Raucci e Luciano Franklin dividiam ferrenhamente curvas e freadas, antevendo nova definição apenas na bandeira a quadros.
As voltas passavam velozmente e Martins defendia “direitinho” sua liderança, com Raucci despejando todo seu “repertório” a cada volta. Decidido, Giuliano entendeu que sua melhor possibilidade era no final da longa reta da parte baixa do circuito, que tinha uma freada forte em um cotovelo na entrada da Curva Inclinada. Mediu, calculou, levantou o dedinho para medir a direção e velocidade do vento, tirou do vácuo e deixou para frear no limite do limite...
A traseira escapou e a rodada foi inevitável. Embora retornasse ainda na 2ª posição, preciosos segundos foram perdidos e a corrida estava irremediavelmente perdida para Rafael Martins.
Todavia, ao invés de reduzir o ritmo e “administrar” a vantagem, Martins passou a pulverizar o cronômetro, andando no limite o tempo todo, para tentar “fechar a fatura” um pouco mais cedo. A quatro voltas do final, Rafael Martins divisou dois karts retardatários a sua frente, que disputavam entre si posição. Arrojado e destemido, Rafael Martins nem pestanejou. Colocou por fora e tratou de realizar dupla ultrapassagem na mesma curva.
Certo de que era o adversário com quem disputava a posição, Gustavo Santillan deixou seu kart “espalhar” na saída do “saca-rolha” que antecede a curva logo atrás à Torre de Cronometragem, mas decidido, Martins não se intimidou e “forçou” a ultrapassagem, tocando rodas com Santilan, já praticamente fora da pista!
O animo acirrou, Santilan não arrefeceu, nem tampouco Martins. Com os karts no “verde” e completamente fora da pista o embate permaneceu feroz e, perigosamente, em direção a uma pilha de pneus protetores. Desviando do obstáculo intransponível, Martins acertou o kart de Santillan “a meia-nau”, garantindo espaço para tracejar a curva à esquerda e, ainda, se batendo com o valente ribeirão-pretano. Ao contornarem a curva atrás da Torre de Cronometragem, um ultimo toque definiu a sorte do líder da “carrera”, já que a traseira de seu kart ficou seriamente avariada.
(Confira a sequência de fotos no final da matéria)
Leonnardo Raucci, que também tivera sorte na “negociação” com os retardatários e conseguira abrir alguma vantagem para Luciano Franklin, também foi “premiado” por Martins, para garantir o 2º posto e a dobradinha dos velozes “fratellos” Raucci, com Luciano Franklin na 3ª colocação.
De corolário, não há culpados, ou inocentes. Mocinhos, ou bandidos. Apenas mais uma lição que a “escola do kart” proporcionou para carreiras que se avizinham repletas de sucesso e vitórias. Sábia, Tia Nicota diria que cautela, caldo-de-galinha e água-benta não fazem mal a ninguém...
Na Mirim Light, que compete em grid conjunto ao da Mirim , a vitória ficou – novamente - com Luis Felipe e a 2ª posição com Gabriel Balarin, irmão do piloto Bruno Balarin da categoria Novatos, que também segue os passos familiares.
A volta do filho pródigo
De volta à velha casa, agora integrando o equilibradíssimo grid da categoria Cadete, Gimenez garantiu perfeito hat trick, fazendo a pole, melhor volta e vencendo com categoria.
A rodada também foi tumultuada para a Cadete, posto que na tomada de tempos, o piloto Sergio Serrano, o “Serginho da Terra”, envolveu-se em um acidente, capotando violentamente. Socorrido pela competente equipe médica de plantão, foi encaminhado a hospital da região para exames que confirmassem o diagnostico de ausência de lesões mais graves, fato que o alijou da corrida da categoria.
Na volta de apresentação, a areia colocada pelos sinalizadores em uma poça de óleo deixada por outra categoria, determinou novo acidente, desta vez envolvendo o carioca Henrique Tielas, que teve seu kart bastante avariado e uma luxação no pulso que determinaram o abandono da prova. Sétimo no grid, Matheus Sucena, o vencedor da etapa anterior, também teve problemas com a “benedetta” areia, que entrou pelo filtro de ar de seu kart e entupindo o carburador de seu propulsor. Sucena consegui dar apenas 4 voltas na corrida, antes de abandonar.
A ótima “briga” ficou pela 2ª posição, com Daniel Mattar, Rafael Borlone, Gaetano Di Mauro, Matheus Chequer, Felipe Silva, André Purri e Lukas Moraes disputando bravamente cada centímetro de pista. Moraes surpreendia, já que partira da ultima posição do grid, em razão de troca de propulsor e já na 3ª passagem era o 2º colocado nessa equilibradíssima briga.
Com o passar das voltas a briga foi polarizando-se em Lukas Moraes, Rafael Borlone e Daniel Mattar, que seguiam nessa ordem, pouco adiante de Matheus Chequer, Felipe Silva e André Purri, que formavam o 3º pelotão. Gaetano Di Mauro e João Victor seguiam um pouco atrás, enquanto Pedro Coutinho, com a faca nos dentes, buscava recuperar posições e atacava Valentina Santilan.
Na volta final, Mattar conseguiu superar Borlone e Moraes, garantindo a 2ª colocação, com Borlone em 2º e Lukas Moraes em 3º. Leo Gimenez, o filho pródigo, cruzou a linha final com 8s474 de vantagem para Mattar.
No campeonato a “coisa” também está embolada. Lukas Moraes é o líder, com 58 pontos, os mesmos auferidos por Rafael Borlone, que está na 2ª posição. Daniel Mattar e Matheus Chequer seguem nas 3ª e 4ª posições, ambos com 55 pontos.
Travaglini nota 100
Largando na 5ª posição da grelha, Bruno Leon surpreendeu a “concorrência”, pulando na largada para a 3ª colocação e atacando fortemente Matheus Rotta, que ocupava a vice-liderança da prova. Na volta seguinte Leon ultrapassou Rotta, assumindo o 2º posto e trazendo atrás de si o “trenzinho” formado por Rotta, Felipe Ferraretto, Raphael Raucci e William Bocatter.
Na 3ª passagem Rotta buscou retomar a vice-liderança na Curva do Mergulho, Leon “endureceu” e os karts colidiram. Ferrareto conseguiu desviar, assumindo a vice-liderança, mas Raucci ficou sem espaço e teve de provocar a rodada para não bater. Na “bota” de Raucci, Bocatter não conseguiu desviar e atingiu em cheio o bólido de Raucci, que foi alijado da disputa, assim como Bruno Leon. Bocatter ainda conseguiu completar mais uma volta, mas seu kart estava “tortinho” e recolheu para os boxes...
Com Travaglini “passeando” na liderança e Ferraretto tentando descontar a diferença, que se deu bem foi André Luiz Andrade, que após um período de “pit stop” forçado na carreira, retornava ao certame que o revelou para o mundo da velocidade, com a 3ª posição na pista. Ferraretto voou, pulou no kart, abaixou nas retas, “caprichou” nas freadas e contornos de curvas, mas não conseguiu aproximar-se do líder da corrida, completando a prova na 2ª colocação.
Combativo, Matheus Rotta seguiu os passos de Ferraretto e, nas voltas finais, conseguiu tomar o 3º posto de André Luiz e cruzando a linha final na mesma posição em que largou.
Com quatro vitórias nas quatro etapas, Luca Travaglini já amealhou 100 pontos em seu palmares, vinte adiante de Felipe Ferraretto, que por seu turno coleciona quatro segundos lugar.
O Tigre rugiu mais forte
Com a teimosia nata dos descendentes de italianos, o garoto obedientemente cumpriu a sugestão de sua “nonna” e iniciou a pratica da natação como forma de desenvolver a musculatura da perna atrofiada pela doença. Teimoso hereditário, o garoto foi nadando mais e mais, até tornar-se um “vero” atleta que passou a nadar 20.000 metros diariamente e, contrariando o vaticínio de quase todos, recuperou os movimentos, quase a perfeição.
O menino cresceu. Casou-se, teve filhos, labutou muito e, em determinado momento resolveu dar asas ao sonho e à paixão própria de um “oriundi”: Acelerar forte como piloto de competição e, claro, com a mesma maestria com que cruzava os vinte quilômetros diários de natação.
Para quem não sabe, essa é apenas uma faceta de Zizo Matarazzo, garoto que aos 53 anos de idade “toca” um kart “de ouvido”, com a mesma garra e habilidade de um menino de 18 anos. Um tigre feroz, que muito nos honra de levar em seu veloz #77 as cores do Planet Kart.
Assim, Zizo Matarazzo, o Tigre da Sixpeed, cravou mais uma pole position na categoria, ladeado pelo não menos veloz Vinicius Moraes. Uma primeira fila de respeito, com a ferocidade da fera e a precisão de um relógio Swatch ao lado!
Autorizada a largada, Matarazzo manteve a liderança, acossado por Moraes e com Totó Bueno na 3ª posição. Sergio Trivelatto, outro “bota” de primeira linha, atrasou-se na largada, tendo de partir para uma prova de recuperação, ocupando a 6ª posição.
Vinicius Moraes tentava de todas as formas assumir a liderança da corrida, mas, experiente, Zizo não deixava qualquer brecha para o ataque. No meio da prova, o piloto da KartZoom arriscou na entrada da reta dos boxes, mas a manobra não deu certo e o bico de seu kart ficou pela pista, obrigando o piloto a adentrar na área de reparos para repor o item de segurança.
Matarazzo disparou na liderança, mas nada para ele é de forma simples e, com problemas no pneu dianteiro de seu kart – que perdia pressão -, foi perdendo ritmo e permitindo a aproximação de Sergio Trivellatto, que já vinha pela 2ª colocação e com fome de vitória. As voltas finais forma emocionantes, com o kart-rã de Trivelatto “saltando” atrás do “kart-tigre” de Matarazzo, que divisou a bandeira a quadros na 1ª colocação, com apenas 0s463 de vantagem para o “sapinho”...
Ricardo Furquim ficou com a 3ª colocação, Moraes com a 4ª, Bueno com a 5ª e Kika Pospicheck completou o pódio da categoria. No campeonato a liderança permanece com Vinicius Moraes, com 76 pontos conquistados, mas o Tigre vem em 2º, com um pontinho apenas de diferença.
Só deu Suzuki na Shifter Kart
Com uma tocada impecável, o Japonês Voador repetiu Takuma Sato e não deu chances para Fernando Alonso, ou melhor, para Danilo Dirani, piloto com larga experiência internacional e parte do grupo de talentos da Honda F1, que garantiu a dobradinha da Kart Mini nessa prova.
A 3ª colocação ficou com Henrique Martins, que segue líder no campeonato. Na Shifter Kart Senior, que compete em grelha conjunta, a vitória ficou com Guilherme Jacob, da Fernando Meira Competições, seguido pelo Campeão Brasileiro da classe, Emilio Padron e por Eduardo Porto, que completou na 3ª colocação.
Após os cálculos de praxe, entabulados pela “matemática” Vaneide Freire, a liderança da Shifter Kart está nas mãos de Suzuki, com 86 pontos na carteira. O vice-lider é Henrique Martins, com 57 pontos auferidos.
Borelli sem perdão
Flavio Kawakami também foi destaque, partindo da 3ª posição do partidor, superou Buby Pospicheck e festejou muito ao divisar a bandeira a quadros na 2ª posição, com Jorge Sarmento em 3º.
Mas o grande destaque da etapa foi Max Lutjens, que partiu da 7ª posição da grelha e andou a maior parte da prova na 4ª posição, na “bota” de Sarmento. A falta de ritmo de corrida e de um condicionamento físico adequado, fizeram com que Lutjens perdesse duas posições, mas a garra do novo pupilo de Cal foi determinante, ao vencer o belíssimo duelo travado pela 6ª posição com o experientíssimo Roberto Azana.
Borelli lidera o campeonato com 64 pontos ganhos, contra 61 de Jorge Sarmento, que segue na vice-liderança do certame.
Ferrari? Só de binóculo!
Bem... Venceu não... “Estraçalhou” a concorrência, que somente pode ver o líder da corrida de binóculo, já que o veloz piloto da equipe MV Racing impôs nada menos que doze segundos e meio de vantagem para o 2º colocado, Luiz Braz!
A 3ª posição na “geral” ficou com o vencedor da Sport 400 Senior, Michael Pryor, que bateu Eduardo Abrantes, o 2º colocado. Com duas vitória e um abandono, Pryor “empata” em resultados com o gaúcho Roberto Gomes e encosta no líder do certame. Gomes conta com 70 pontos e Pryor 64.
Na tabela de pontos da Sport 400 a liderança, é claro, é de Lucas Ferrari, eu já arregimentou 81 pontos, contra 63 de Luiz Braz, o vice-lider.
Gasparian, o come-quieto
Mas para o piloto da equipe Pujol, Renato Gasparian, a posição conquistada na primeira fila era o catalisador que faltava para conquistar a vitória na Stock 125.
A pole position ficou com Giuliano Salzano, ladeado por Gasparian, Francisco Weiller abrindo a 2ª fila e Marcelo Henriques na 4ª posição. Um grid de respeito, que contou ainda com as “presenças ilustres” de Felipe e Zequinha Giaffone, dois pilotos que dispensam qualquer apresentação.
Na largada, Gasparian foi superado por Weiller, Henriques e Felipe Giaffone, que saíram na bota do líder Salzano, mas a estratégia da equipe Pujol, aliada à regularidade de Renato Gasparian, mostraram-se mais acertadas e ao final das 57 voltas de prova, a bandeira a quadros tremulou para conquista do veloz #75, que quietinho e sem alarde comeu o doce sozinho.
A 2ª posição ficou com Giuliano Salzano, penalizado em 20 segundos por erro em um dos pit stops e em 3º cruzou o kart 27 do trio L. Viscardi/ E. Viscardi/ Esteiles.
Giuliano Salzano lidera isoladamente o certame, com 82 pontos conquistados, em face de 52 do trio formado por Zequinha Giaffone/ Mendes/ Viscardi.
Só meia Pró 500
Mas na primeira bateria, a vitória ficou com o #112 de Vinicius Juncal, que completou as 103 voltas de corrida 3s132 adiante do “falecido” #99 Enigma Racing, conduzido por Xuá Payossin. O #42 Lofty/ C&C De Luir/ Rodrigo completou na 3ª posição da “geral” e levou a vitória na classe Pro 500 Light.
Embora desclassificado por falta de peso regulamentar, o kart 1 formado por um grupo rotativo de jornalistas especializados foi um dos destaques dessa bateria, andando forte o tempo todo e mostrando que tem condições de brigar pela vitória. Detalhe: No puro reflexo, o jornalista Rodrigo França escapou de protagonizar um acidente que poderia ter proporções idênticas à da 2ª bateria, quando um kart rodou na Curva 2 e ficou parado de frente bem na “zebra” do bordo de fuga da curva. Por milímetros, França conseguiu derivar seu kart para o lado de fora, passando pelo kart parado tirando tinta....
Confira o resultado completo da quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana 2007:
Mirim
1. Giuliano Raucci, com 12 voltas em 11m48s803
2. Leonnardo Raucci, a 11s069
3. Luciano Fanklin, a 12s802
4. Luis Felipe, com 11 voltas
5. Augusto Santillan, a 17s537
6. Gabriel Balarin, a 39s260
7. Rafael Martins, com 10 voltas
Pole Position: Rafael Martins, com 54s750
Melhor volta: Giuliano Raucci, com 54s580
Mirim Light
- 1. Luis Felipe, com 11 voltas em 11m56s883
- 2. Gabriel Balarim, a 39s260
Pole Position: Gabriel Balarim, com 1m00s813
Melhor volta: Luis Felipe, com 1m00s434
Cadete
- 1. Leonardo Gimenez, com 15 voltas em 12m40s772
- 2. Daniel Mattar, a 8s474
- 3. Rafael Borlone, a 8s723
- 4. Lukas Moraes, a 9s203
- 5. Matheus Chequer, a 10s631
- 6. Felipe Silva, a 17s317
- 7. André Purri, a 24s244
- 8. Gaetano Di Mauro, a 26s321
- 9. João Victor, a 27s611
- 10. Pedro Coutinho, a 31s947
- 11. Caíque Sousa, a 38s826
- 12. Valentina Santillan, a 39s543
- 13. Matheus Sucena, com 4 voltas
Pole Position: Leonardo Gimenez, com 52s972
Melhor volta: Leonardo Gimenez, com 52s717
- Junior Menor
- 1. Luca Travaglini, com 17 voltas em 15m04s490
- 2. Felipe Ferraretto, a 5s883
- 3. Matheus Rotta, a 35s849
- 4. André Luis, a 37s504
- 5. William Bocatter, com 4 voltas
- 6. Bruno Leon, com 3 voltas
- 7. Raphael Raucci, a 0s690
Pole Position: Luca Travaglini, com 47s071
Melhor volta: Luca Travaglini, com 47s162
Sixpeed
- 1. Luiz Matarazzo, com 30 voltas em 23s13m101
- 2. Sergio Trivellato, a 0s463
- 3. Ricardo Furquim, a 40s456
- 4. Vinicius Moraes, com 27 voltas
- 5. Totó Bueno, com 8 voltas
- 6. Marcus Pospichek, com 3 voltas
Pole Position: Luiz Matarazzo, com 45s464
Melhor volta: Sergio Trivellato, com 45s723
Shifter Kart
- 1. Rafael Suzuki, com 30 voltas em 22s09s478
- 2. Danilo Dirani, a 1s159
- 3. Henrique Martins, a 5s682
- 4. Carlos Iaconelli, a 7s966
- 5. André Sousa, a 14s329
- 6. Leonardo Cordeiro, a 22s241
- 7. Guilherme Jacob, a 26s416
- 8. Emilio Padron, a 27s417
- 9. Eduardo Porto, a 32s274
- 10. Rui Loiola, a 33s789
- 11. David Simão, a 43s709
- 12. Bruno Rodrigues, com 29 voltas
- 13. Rogério Raucci, a 10s492
- 14. Jorge Borelli, com 26 voltas
- 15. Pedro Nunes, com 23 voltas
- 16. Eduardo Martins, com 13 voltas
- 17. Felipe Leonardos, com 12 volta
- 18. Thiago Calvet, com 11 voltas
- 19. Albano Macedo, com 9 voltas
Pole Position: Rafael Suzuki, com 42s222
Melhor volta: Rafael Suzuki, com 42s815
Shifter Kart Senior
- 1. Guilherme Jacob, com 30 voltas em 22m35s894
- 2. Emilio Padron, a 1s001
- 3. Eduardo Porto, a 6s858
- 4. Rui Loiola, a 7s373
- 5. David Simão, a 7s393
- 6. Rogério Raucci, a 1 volta
- 7. Jorge Borelli, a 4 voltas
- 8. Eduardo Martins, a 17 voltas
- 9. Albano Macedo, com 21 voltas
Pole Position: Guilherme Jacob, com 42s786
Melhor volta: Jorge Borelli, com 43s463
Executive
- 1. Jorge Borelli, com 23 voltas em 17m53s574
- 2. Flavio Kawakami, a 2s479
- 3. Jorge Sarmento, a 2s879
- 4. Mauricio Alfredo, a 6s547
- 5. Welson Jacometti, a 7s811
- 6. Max Lutjens, a 9s194
- 7. Roberto Azana, a 9s364
- 8. Carlos Abreu, a 9s677
- 9. Jose França, a 13s402
- 10. Vladimir Reggiani, a 20s382
- 11. José Tinoco, a 22s283
- 12. Henrique Martinez, a 23s071
- 13. Marcio Quixadá, com 22 voltas
- 14. Jose Raul, com 9 voltas
- 15. Hirano Toyohiro, com 7 voltas
- 16. Jose Roberto, a 0s339
- 17. Ricardo Moreira, com 4 voltas
- 18. Jose Domingos, com 3 voltas
- 19. Carlos Pospischek, com 1 volta
Pole Position: Jorge Borelli, com 45s153
Melhor volta: Jorge Sarmento, com 49s778
Sport 400
- 1. Lucas Ferrari, com 25 voltas em 19m51s521
- 2. Luiz Alberto, a 12s527
- 3. Michael Pryor, a 14s202
- 4. Eduardo Abrantes, a 17s393
- 5. Paulo Sergio, a 19s728
- 6. Paulo Muniz, a 21s113
- 7. Roberto Zeitlin, a 28s361
- 8. Pedro Gomes, com 24 voltas
- 9. Roberto Gomes, com 13 voltas
- 10. Dagoberto Quaresma, com 9 voltas
- 11. Leonardo Peciukonis, com 1 volta
Pole Position: Lucas Ferrari, com 46s632
Melhor volta: Luiz Alberto, com 46s852
Sport Senior 400
- 1. Michael Pryor, com 25 voltas em 20m05s723
- 2. Eduardo Abrantes, a 17s393
- 3. Paulo Sergio, a 19s728
- 4. Paulo Muniz, a 21s113
- 5. Roberto Zeitlin, a 28s361
- 6. Pedro Gomes, com 24 voltas
- 7. Roberto Gomes, com 13 voltas
- 8. Dagoberto Quaresma, com 9 voltas
Pole Position: Pedro Gomes, com 46s632
Melhor volta: Pedro Gomes, com 46s994
Stock 125
- 1. Renato Gasparian, com 57 voltas em 45m37s426
- 2. Giuliano Salzano, a 34s287
- 3. L. Visca/ E. Visc/ Estei, 48s102
- 4. Mendes/ Viscar/ Giaffone, com 56 voltas
- 5. Marcos Diez/ Décio, a 6s557
- 6. Francisco Weiler, a 12s579
- 7. Eduardo/ Ricardo, com 55 voltas
- 8. Alan Massaini, com 54 voltas
- 9. Giaffone/ Guzzi/ Monteiro,com 53 voltas
- 10. Navarro & Vizetti, com 51 voltas
- 11. Felipe Gerone, a 3m52s112
- 12. Protti & Alvarenga, com 46 voltas
- 13. Azana & Pospischeck, com 42 voltas
- 14. Rodrigues & Rossi, com 23 voltas
- 15. Rodrigo Santillan, com 12 voltas
- 16. Marcelo Henriques, com 10 voltas
Pole Position: Giuliano Salzano, com 45s821
Melhor volta: Protti & Alvarenga, com 45s781
Pró 500
1ª bateria
- 1. 112 Vinicius Juncal, com 106 voltas em 45m23s516
- 2. 99 Enigma Kart, a 3s132
- 3. 42 Lofty/ C&C/ Luir/ Rodrigo, a 12s668
- 4. 92 Loctite/ Liofol/ Henkel, a 20s227
- 5. 170 Massoni Racing, a 21s017
- 6. 55 Nelson Stanisci, 22s862
- 7. 82 MV Racing, a 24s131
- 8. 22 Marlia/ By Stop Aço, com 105 voltas
- 9. 132 Felipe Sousa, a 0s893
- 10. 38 Abrantes & Miloni, a 2s675
- 11. 115 Badula & Marinho, a 12s449
- 12. 71 MV Racing, a 12s967
- 13. 10 Enigma Kart Team, a 13s740
- 14. 81 MV Racing, a 17s425
- 15. 286 Cinho Racing, a 19s929
- 16. 125 Silvio & Diego, com 104 voltas
- 17. 7 VKR, a 0s325
- 18. 18 Padovani Racing, a 0s370
- 19. 100 Marlia/ By Stop Aço, a 14s142
- 20. 111 LC Racing, a 20s030
- 21. 0 Marlia/ By Stop Aço, com 103 voltas
- 22. 66 Enigma Kart Team, a 13s464
- 23. 171 Roberto Azana, a 18s522
- 24. 11 Loctite/ Liofol/ Henkel, com 101 voltas
- 25. 9 Navarro & Paulo Sant, com 99 voltas
- 26. 110 Di Andréa/ LC Racing, com 95 voltas
- 27. 13 Selmo Benelli/ VKR, com 78 voltas
- 28. 119 LP Kart Performance, com 76 voltas
- 29. 8 Vasconcelos e Alves, com 74 voltas
- 30. 16 Mingo Racing, com 57 voltas
- 31. 25 PubliciKart/ Massoni, com 54 voltas
- 32. 48 Antonio & Henrique, com 23 voltas
- 33. 1 Jornalistas, com 1 volta
Pole Position: 132 Felipe Sousa, com 24s810
Melhor volta: 112 Vinicius Juncal, com54s580
Pró 500 Light
1ª bateria
- 1. 42 Lofty/ C&C/ Luir/ Rodrigo, com 106 voltas em 45m33s052
- 2. 10 Enigma Kart Team, a 13s740
- 3. 125 Silvio & Diego, com 104 voltas
- 4. 7 VKR, a 0s325
- 5. 18 Padovani Racing, a 0s370
- 6. 110 Di Andréa/ LC Racing, com 95 voltas
- 7. 13 Selmo Benelli/ VKR, com 78 voltas
- 8. 16 Mingo Racing, com 57 voltas
- 9. 48 Antonio & Henrique, com 23 voltas
- 10. 1 Jornalistas, com 1 volta
Pole Position: 42 Lofty/ C&C/ Luir/ Rodrigo, com 24s972
Melhor volta: 110 Di Andréa/ LC Racing, com 24s790